Profissionais do Cemae participaram de uma formação intensiva no método voltado às pessoas com Transtorno do Espectro Autista
Por Rebecca Cardoso
Com o objetivo de compreender os gatilhos, a criação de um ambiente seguro, a utilização de estratégias de comunicação e regulação emocional das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre outras percepções, servidores do Cemae (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado) foram capacitados sobre como gerenciar os momentos de crises.
A formação intensiva aconteceu no final de semana e foi promovida pela Prefeitura de Barra Mansa, através das Secretarias de Educação e da Pessoa com Deficiência. O Cemae é coordenado por Veriane Borges Monteiro, que solicitou a capacitação para os servidores da unidade.
O curso foi ministrado por Daniela de Andrade (diretora técnica da Clínica Multisense) e contou com a participação da gerente pedagógica Jorgeane Pançardes Guimarães; da gerente de equipamentos, Grasielle Coimbra Rezende; e dos professores Juliana Prado, Welder César Chaves e Ana Cláudia Torturello.
O curso abordou estratégias baseadas na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), com foco na prevenção, de escalonamento verbal e técnicas seguras de intervenção física, sempre priorizando a segurança, a ética e o respeito à dignidade da pessoa em crise. O método PCM – Professional Crisis Management (Sistema Profissional de Gerenciamento de Crises), é voltado ao manejo de comportamentos de crise em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) – explicou a vice-prefeita e secretária da Pessoa com Deficiência, Luciana Alves.
Ela acrescentou ainda que a participação dos profissionais do Cemae reforça o compromisso do prefeito Luiz Furlani com a formação continuada e a qualificação de sua equipe técnica para garantir um atendimento especializado, humanizado e inclusivo a crianças e adolescentes com autismo. “A formação representa um avanço importante nas políticas públicas de inclusão educacional no município”, concluiu Luciana.
Foto: Divulgação