Skip to content

Comerciante é preso por porte ilegal de arma após reagir a tentativa de assalto em Potim, SP

Por Redação | Portal A Gazeta RM

Na noite de quarta-feira (30), um comerciante de 37 anos foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, após reagir a uma tentativa de roubo em Potim, no bairro Frei Galvão. De acordo com a Polícia Militar, ele foi localizado escondido em uma área de mata, portando uma pistola de calibre 45.

O homem, que se identificou como CAC (Colecionador, Atirador e Caçador), alegou ter efetuado disparos para se defender de dois indivíduos armados que, segundo ele, teriam anunciado o assalto.

Segundo o boletim de ocorrência, o comerciante afirmou que estava retornando para casa após realizar uma entrega de mercadorias em seu estabelecimento na Estrada Doutor Américo Rafael Ranieri. No trajeto pela Avenida Zumira de Proença, teria sido abordado por dois suspeitos em uma motocicleta preta. Ao perceber que os ocupantes estavam armados e exigiam que ele parasse o veículo, desceu do carro com sua pistola e realizou cerca de oito disparos.

Os suspeitos fugiram em direção aos bairros Morada dos Mares ou Cidade Nova. O comerciante, então, se escondeu em uma área de mata próxima ao local.

Acionada por moradores que ouviram os tiros, a Polícia Militar encontrou o homem com a arma em mãos. Os agentes ordenaram que ele colocasse a pistola na cintura e se aproximasse com as mãos erguidas. A arma foi entregue voluntariamente e o comerciante relatou os fatos. No local, a perícia encontrou cinco cápsulas deflagradas.

O suspeito apresentou documentação da arma e uma guia de tráfego especial. No entanto, conforme esclareceu a Polícia Civil, essa guia apenas permite o transporte da arma — desmuniciada e acondicionada de forma segura — e exclusivamente no trajeto até um estande de tiro. Ela não autoriza o porte armado em via pública.

O próprio comerciante confirmou em depoimento que sabia da proibição e admitiu que não se dirigia a um clube de tiro no momento dos disparos.

Durante o interrogatório, acompanhado por advogado, ele alterou parte da versão inicial. Alegou que estava em casa quando percebeu motocicletas suspeitas rondando sua residência. Por precaução, saiu armado para verificar seus dois supermercados na região, ambos já alvos de furtos anteriormente.

O veículo utilizado pelo comerciante durante o episódio não foi apresentado à delegacia, o que, segundo a autoridade policial, dificulta a verificação completa da ocorrência. Também não houve registro de feridos por arma de fogo nos hospitais de Potim e Aparecida, conforme apuração feita pela PM.

A prisão foi formalizada com base no artigo 16 do Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003), que trata do porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Como a pena máxima prevista ultrapassa quatro anos, não foi concedida fiança. O comerciante foi submetido a exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) e posteriormente encaminhado ao sistema prisional, onde aguardará audiência de custódia.

A Delegacia Seccional de Guaratinguetá conduz o inquérito e seguirá investigando os fatos, incluindo a possibilidade de legítima defesa e a identificação dos supostos autores da tentativa de roubo.

Foto: Divulgação

Conteúdo Relacionado