Skip to content

Quatro corpos são encontrados no litoral de SP e podem estar ligados a naufrágio da lancha Jane

Vítimas foram localizadas em Guarujá, São Sebastião e Ubatuba; apenas uma foi identificada até agora

Por Redação | Porta A Gazeta RM

O Corpo de Bombeiros Marítimo (GBMar) registrou quatro ocorrências de encontro de cadáveres em diferentes pontos do litoral paulista nos últimos dias. As vítimas podem estar relacionadas ao naufrágio da lancha Jane, ocorrido no último dia 23, em Itanhaém, no Litoral Sul, que transportava três tripulantes.

Segundo a corporação, os corpos foram localizados em Guarujá, São Sebastião e Ubatuba. O caso mais recente ocorreu neste domingo (31), quando pescadores avistaram um corpo próximo ao Forte Itapema, em Guarujá. A vítima, um homem de aproximadamente 35 anos, foi resgatada e encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) de Santos.

No sábado (29), outro corpo foi visto por pescadores próximo à Ilha Anchieta, em Ubatuba, no Litoral Norte. A vítima, um homem não identificado, foi levada ao IML de Caraguatatuba.

Outros dois registros ocorreram anteriormente: em 26 de agosto, o corpo de uma mulher foi encontrado boiando em Maresias, em São Sebastião. No dia seguinte, um corpo masculino em avançado estado de decomposição foi resgatado na Ilha das Palmas, em Guarujá.

Até o momento, apenas uma vítima foi oficialmente identificada: Maria Aparecida, mãe de um dos tripulantes da lancha Jane. Os demais corpos seguem sem identificação formal e foram encaminhados aos IMLs de Caraguatatuba e Santos.

Apesar de indícios, como o uso de colete salva-vidas, ainda não há confirmação de que os corpos pertençam aos demais tripulantes desaparecidos. A identificação dependerá de reconhecimento familiar ou de exames de DNA, já que alguns estão em avançado estado de decomposição.

A Marinha do Brasil suspendeu temporariamente as buscas. Todas as ocorrências contam com apoio das Polícias Militar e Civil, da Aeronáutica e da Capitania dos Portos. O Corpo de Bombeiros reforçou que permanece à disposição para atuar em operações conjuntas de busca e salvamento.

O naufrágio da lancha Jane

De acordo com informações do GBMar, o naufrágio foi registrado em 23 de agosto, a cerca de 25 quilômetros da costa de Itanhaém, nas proximidades da Ilha da Queimada Grande, conhecida como Ilha das Cobras.

A solicitação de socorro foi feita pelo proprietário de uma marina, que informou ter recebido contato de um dos tripulantes e perdido a comunicação logo em seguida. A embarcação era uma lancha de 21 pés, cuja última localização registrada foi nas coordenadas 24º20’19,8”S / 46º36’19,02”W.

Até o momento, nenhuma evidência concreta do naufrágio foi encontrada, como destroços ou objetos pessoais. O caso segue sob investigação.

Foto: Capitania dos Portos de SP

Conteúdo Relacionado