Skip to content

Redenção da Serra, SP recebe imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida dia 16, com presença do Padre Antonio Maria

Visita faz parte da peregrinação da imagem pela Rota da Luz

Por João Carlos de Faria

A paróquia de Santa Cruz e toda a comunidade católica de Redenção da Serra recebem no próximo dia 16 de setembro, às 19h, na igreja matriz da cidade a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que neste ano está percorrendo o Rota da Luz, caminho de peregrinação que começa em Mogi das Cruzes e vai até a Basílica Nacional, em Aparecida, num percurso de 201 km.

O momento de oração e encontro com a Padroeira do Brasil contará ainda com a presença do padre Antonio Maria, que concelebrará a missa com o padre Carlos Alberto de Sousa, pároco local, e padre Afonso Lobato, que nasceu na cidade. No dia 17, pela manhã, começa a peregrinação que vai percorrer o trecho da Rota da Luz entre Redenção e Taubaté, num total de 32 quilômetros.

A expectativa, segundo Daniel Pereira, um dos organizadores da visita da imagem à Rota e responsável pela sua guarda, é que pelo menos 150 pessoas façam a caminhada. “Começamos em Mogi das Cruzes no dia 14 de maio, com um pequeno grupo, mas à medida que a imagem foi passando pelas demais cidades, mais pessoas foram aderindo. Acreditamos que até chegar a Aparecida, em dezembro, esse número ultrapasse 300 pessoas”, afirma.

As visitas às cidades que compõem a Rota da Luz são feitas mensalmente, tendo iniciado em maio em Mogi das Cruzes, passando por Guararema (junho), Santa Branca (julho), Paraibuna (agosto) e agora Redenção (setembro). Na sequência deverá passar por Taubaté (dia 22/10 – Paróquia Santíssima Trindade); Pindamonhangaba (dia 19/11 – Paróquia Sant’Ana) e Roseira (dia 17/12).

“A passagem da imagem peregrina de Nossa Senhora pela Rota da Luz é parte do programa Rotas da Devoção, integrando os diversos caminhos reconhecidos oficialmente, que levam à Basílica Nacional, onde está a imagem original”, explica Pereira. Segundo ele, as celebrações em Redenção da Serra contam com o apoio da prefeitura local e do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

De acordo com o Santuário Nacional, há sete caminhos para os devotos que buscam peregrinar até a Casa da Padroeira do Brasil, a pé ou de bicicleta. São trajetos que proporcionam uma experiência de fé profunda, por meio da oração, contemplação da natureza, do silêncio, do desapego e por ser impactado a todo o momento, com a simplicidade e beleza das pessoas, que durante o trajeto se mostram sempre dispostas a acolher e partilhar com os peregrinos.

Rota da Luz – A Rota da Luz, conforme a Associação dos Amigos da Rota da Luz é uma jornada de fé, reflexão, contemplação e meditação. Além disso, o trajeto foi concebido para garantir o bem-estar e a segurança dos caminhantes, evitando as caminhadas até Aparecida pelo acostamento da rodovia Presidente Dutra, sujeitos a grandes riscos.

O caminho alternativo tem 201 Km de estradas secundárias, passando por novo municípios, incluindo Redenção da Serra, sendo autoguiado e com diversos pontos onde o peregrino pode carimbar o seu passaporte, recebendo, ao final do seu percurso um certificado.

Fotos: Divulgação

Conteúdo Relacionado