Município conta com sete empresas autorizadas e cerca de 80 motoristas cadastrados
Por Redação | Porta A Gazeta RM
Com a proximidade do verão e a expectativa de aumento no fluxo de turistas, a Prefeitura de Ilhabela tem incentivado o uso de táxis e motoristas de aplicativo como alternativa para a mobilidade urbana. A medida busca reduzir os impactos do trânsito na alta temporada, além de oferecer mais comodidade e segurança a moradores e visitantes.
Atualmente, o município possui sete empresas de aplicativos regularizadas e cerca de 80 motoristas cadastrados. No entanto, a falta de padronização tem dificultado a identificação dos prestadores, a fiscalização e a arrecadação correta do Imposto Sobre Serviço (ISS).
Para tratar do tema, a Secretaria de Gestão Financeira realizou, no dia 27 de agosto, uma reunião com representantes da categoria para discutir melhorias no processo de padronização. Os motoristas se comprometeram a encaminhar um documento unificado com suas principais demandas.
“Foi uma conversa franca e nós oferecemos esse espaço de escuta para entender do que eles precisam. As solicitações serão repassadas à Secretaria de Mobilidade e Segurança para avaliação e pretendemos atender no que for possível”, afirmou o secretário adjunto de Gestão Financeira, Fernando Crésio.
O incentivo também tem como objetivo ampliar as opções de deslocamento para os turistas, permitindo que circulem pela cidade sem a preocupação com estacionamento. A medida contribui para a redução do número de veículos em circulação, já que muitos visitantes podem optar por deixar o carro em pousadas e hotéis.
“Já ouvimos queixas de que não há transporte por aplicativo na cidade, mas isso não é verdade. Hoje, sete empresas estão autorizadas a operar em Ilhabela. Estudamos envolver hotéis e restaurantes na divulgação, com distribuição de cartões e publicidade do serviço”, destacou Crésio.
A Prefeitura também anunciou medidas de fiscalização junto às sedes das plataformas que atuam no município, além de auditorias realizadas por fiscais tributários.
“Padronizar significa oferecer regras igualitárias e garantir a capacidade de controle. Assim, o município entrega mais segurança a todos: ao motorista que atua de forma correta e ao usuário que busca um serviço confiável. Nosso próximo passo é cobrar mais transparência das plataformas e aprimorar os mecanismos de identificação, facilitando o combate aos clandestinos”, completou o secretário adjunto.
Empresas de aplicativo autorizadas em Ilhabela
– Fast Go Drive
– Leva Eu
– Woptin
– Legal Car Ilha
– To de Carona
– Ilhapass
– BoraBora
Foto: Divulgação | PMI




