Empresário condenado por estupros e agressões cumprirá pena em unidade destinada a condenados por crimes sexuais
Por Redação | Portal A Gazeta RM
O empresário Thiago Brennand, condenado a mais de 20 anos de prisão por estupros e agressões contra mulheres, foi transferido nesta quarta-feira (12) da Penitenciária Dr. José Augusto Salgado (P2), em Tremembé (SP), para a Penitenciária I de Guarulhos, na Grande São Paulo.
De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a transferência foi realizada a pedido da defesa do empresário. A unidade de Guarulhos é destinada a presos condenados por crimes sexuais, perfil que se enquadra nas condenações de Brennand.
O empresário estava detido em Tremembé desde julho de 2024, penitenciária conhecida por abrigar presos de casos de grande repercussão, como o ex-jogador Robinho, Fernando Sastre — motorista envolvido no caso do Porsche — e Cristian Cravinhos, condenado pelo assassinato dos pais de Suzane von Richthofen.
Thiago Brennand já foi condenado em quatro processos por violência contra a mulher, com penas que, somadas, atingem 20 anos e dois meses de prisão, além de R$ 150 mil em indenizações.
Ao todo, o empresário respondeu a nove processos criminais: três resultaram em condenações, dois foram arquivados após acordos entre as partes, e os demais ainda tramitam na Justiça. Entre os casos arquivados, estão um por ameaça a um caseiro e outro por injúria contra um garçom de hotel.
A primeira condenação ocorreu em outubro de 2023, quando Brennand foi sentenciado a 10 anos e seis meses de prisão pelo estupro de uma norte-americana em sua mansão, em Porto Feliz (SP).
Em novembro do mesmo ano, o juiz Henrique Vergueiro Loureiro o condenou a 1 ano e 8 meses de prisão, em regime semiaberto, por agredir uma mulher em uma academia de luxo na capital paulista.
Já em janeiro de 2024, veio a terceira condenação, com pena de 8 anos em regime fechado pelo estupro de uma massagista, também em sua residência em Porto Feliz. A decisão, da juíza Raisa Alcântara Cruvinel Schneider, do Fórum de Porto Feliz, incluiu o pagamento de R$ 50 mil em indenização por danos morais.
Com a transferência, Thiago Brennand passa a cumprir pena sob custódia da SAP na Penitenciária I de Guarulhos, unidade exclusiva para condenados por crimes sexuais, onde deverá permanecer enquanto responde aos processos ainda em andamento.
Foto: Reprodução | Facebook | ThiagoFV




