Por Redação | Porta A Gazeta RM
Um casal ficou gravemente ferido após um incêndio causado por vazamento de gás de cozinha em uma residência localizada no bairro Santa Filomena, em Jesuânia, no Sul de Minas. Devido à gravidade das queimaduras, ambos precisaram ser transferidos para a Santa Casa de São Sebastião do Paraíso, hospital que é referência regional no tratamento de pacientes vítimas de queimaduras.
O acidente ocorreu por volta das 5h da manhã de sexta-feira (19), na cozinha externa do imóvel. A principal suspeita, segundo informações preliminares, é de que tenha ocorrido uma liberação rápida de gás, com deslocamento de ar, o que teria provocado o incêndio. As causas exatas ainda serão apuradas pelos órgãos competentes.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, quando a equipe chegou ao local, não havia mais chamas, e as vítimas já haviam sido socorridas por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Apesar de o fogo ter sido controlado rapidamente, a cozinha onde ocorreu o incidente ficou bastante danificada.
Ainda segundo os bombeiros, o botijão de gás não chegou a explodir, o que evitou danos ainda maiores à residência e às áreas próximas. O imóvel passará por uma avaliação da Defesa Civil, que irá verificar se há riscos estruturais após o incêndio.
O homem, de 59 anos, sofreu queimaduras em cerca de 90% do corpo, a maioria de segundo grau. Ele foi encaminhado inicialmente para um hospital no município de Baependi. Devido à gravidade do quadro clínico, o paciente foi transferido no sábado (20) para a Santa Casa de São Sebastião do Paraíso, por meio de uma aeronave do Corpo de Bombeiros. Durante todo o transporte aéreo, ele foi acompanhado por uma equipe médica do Samu. Após o pouso no aeroporto da cidade, o paciente seguiu diretamente para a unidade hospitalar.
A esposa dele também ficou ferida, com queimaduras em aproximadamente 60% do corpo. Ela foi socorrida e hospitalizada inicialmente em São Lourenço. Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde de Jesuânia, a mulher teve vaga confirmada na Santa Casa de São Sebastião do Paraíso e foi transferida na manhã de domingo (21) para dar continuidade ao tratamento especializado.
Casos envolvendo vazamento de gás de cozinha exigem atenção redobrada, especialmente em ambientes fechados ou com pouca ventilação. O Corpo de Bombeiros orienta que botijões sejam mantidos em locais arejados, com mangueiras e reguladores dentro do prazo de validade, além de evitar qualquer tipo de chama ou faísca ao perceber cheiro de gás. As investigações seguem para esclarecer as circunstâncias do acidente.

Fotos: Reprodução / Alô Alô Cidade – CBMMG




