Skip to content

Capela de Santa Ágata em Paraisópolis, MG é inaugurada como símbolo de cura e esperança no Caminho da Fé

A imagem de Santa Ágata feita de madeira maciça, foi levada pelos 5km até a capela de mão em mão, carregada principalmente por pacientes que já tiveram câncer de mama e pessoas responsáveis pela construção da capela

Por Giana Rodrigues

A Capela de Santa Ágata foi inaugurada oficialmente hoje dia 7 de fevereiro, tornando-se um novo e significativo ponto de fé, acolhimento e reflexão no trajeto do Caminho da Fé, em direção ao Santuário Nacional de Aparecida (SP). Localizada em um mirante de grande beleza natural, a cerca de 5 km do município de Paraisópolis, a capela já nasce como um espaço de pausa, oração e renovação espiritual para peregrinos e visitantes.

A conquista do terreno e a construção da capela representam um presente de fé para o Dr. Daniel Buttros, mastologista idealizador do Caminhos de Cura — um movimento de peregrinação que nasceu de um gesto simples e profundamente humano: ele caminhou sozinho até Aparecida levando pouco mais de seis cartas de pacientes oncológicas, todas endereçadas à Nossa Senhora, em busca de conforto e intercessão. 

Desde então, o Caminhos de Cura cresceu e emocionou milhares de pessoas; no ano passado, em sua última edição, foram reunidas mais de 1.500 cartas, com a participação de dezenas de pacientes e ex-pacientes oncológicas que caminharam lado a lado, partilhando fé, superação e amor à vida.

A capela foi dedicada a Santa Ágata, padroeira dos pacientes com câncer de mama e intercessora na luta contra doenças da mama, sendo celebrada pela Igreja Católica em 5 de fevereiro (data que também é considerada o Dia Nacional da Mamografia). Sua vida é um testemunho de coragem, fé inabalável e força diante do sofrimento, características particularmente significativas para quem trilha caminhos de cura e esperança. 

Como símbolo dessa fé e da caminhada dos peregrinos, a capela conta com um vitral especial em homenagem a São Peregrino, representando a força espiritual daqueles que caminham em busca de renovação, apoio e superação, especialmente aqueles cujas vidas foram marcadas pelo câncer.

A inauguração da Capela de Santa Ágata representa uma celebração de fé, resiliência, esperança e amor ao próximo, e estará aberta a todos que desejam fazer uma pausa na jornada para orar, agradecer e contemplar a beleza do mirante.

Créditos das fotos: @clicknocaminho

Conteúdo Relacionado