Por Redação | Portal A Gazeta RM
A violência que vem assolando o bairro São Geraldo, em Pouso Alegre, fechou mais um capítulo sangrento na noite desta quinta-feira (21), quando três pessoas foram mortas e uma ficou ferida em uma emboscada relacionada ao tráfico de drogas e às vinganças por assassinatos recentes.
Segundo informações da Polícia Militar, por volta das 20h, dois homens em bicicletas invadiram uma residência na Rua Nazário José Luiz, nas proximidades da Policlínica Municipal, e abriram fogo contra quatro homens que se encontravam no local. As vítimas foram identificadas como Gerson Aparecido dos Santos, Anderson Barbosa dos Santos e Diego dos Santos Leti, que faleceram após serem socorridos. Alex Sandro Barbosa dos Santos também foi baleado e levado ao hospital, mas seu estado de saúde ainda é desconhecido.
Os quatro foram socorridos pelo próprio efetivo da Polícia Militar e levados ao Pronto-Socorro do Hospital Samuel Libânio. Três deles, infelizmente, não resistiram às lesões. Segundo a Polícia Civil, as vítimas tinham idades entre 28 e 36 anos. A situação do ferido, de 32 anos, ainda é incerta.
A Polícia Militar acredita que o crime foi motivado por vingança, possivelmente relacionada a um homicídio anterior ocorrido no bairro em agosto deste ano. Além disso, o bairro São Geraldo tem sido palco de frequentes disputas entre facções pelo controle do tráfico de drogas, uma problemática recorrente em uma das comunidades mais populosas da cidade.
Na manhã desta sexta-feira (22), a assessoria de comunicação do 20º Batalhão da PM emitiu um comunicado oficial à imprensa. De acordo com o relato, a Polícia Militar atendeu a ocorrência de triplo homicídio por volta das 20h10min, quando uma guarnição patrulhava o bairro São Geraldo e escutou disparos. No local, os militares encontraram quatro pessoas alvejadas por arma de fogo e imediatamente prestaram socorro.
Três vítimas não resistiram aos ferimentos:
– Homem de 36 anos, atingido por quatro disparos.
– Homem de 28 anos, atingido por três disparos.
– Homem de 32 anos, atingido por quatro disparos.
O crime está sendo tratado como vingança, possivelmente motivado pelo envolvimento de uma das vítimas em um homicídio ocorrido no bairro em agosto de 2023. Essa vítima, que havia sido presa em flagrante na ocasião, estava em liberdade provisória desde junho deste ano e, desde então, recebia ameaças de morte.
No local do crime, a perícia recolheu estojos deflagrados para análise, embora o ambiente tenha sido alterado pela tentativa de populares de socorrer as vítimas. Um suspeito de 19 anos foi conduzido à delegacia para prestar depoimento. A polícia segue em diligências para identificar e capturar os autores do crime. Informantes anônimos podem contribuir com as investigações ligando para os números 190 ou Disque-Denúncia 181.
O bairro São Geraldo tem sido um ponto crítico para as autoridades locais devido ao crescimento do tráfico de drogas e às constantes disputas entre facções criminosas. A falta de recursos para ações sociais e a dificuldade em garantir uma presença ostensiva da polícia contribuem para a frequência dos atos de violência. Muitos dos homicídios registrados na região são motivados por disputas territoriais e acertos de contas, tornando a população refém do medo e da insegurança.
A violência crescente exige respostas tanto na esfera da segurança quanto na área social. Projetos de prevenção, educação e de apoio a jovens são essenciais para quebrar o ciclo de violência que está destruindo vidas e desestabilizando a comunidade do bairro São Geraldo.
Foto: Redes sociais