A comunidade do bairro do Retiro, em Redenção da Serra (SP), realiza neste domingo, 18 de outubro a Festa de Nossa Senhora de Ghisallo, padroeira dos ciclistas e “bicigrinos”. A programação, que inclui novena, missas, passeio de bicicleta, corrida de montanha e atrações culturais, acontece na capela dedicada à santa, que fica no km 6 da Estrada Municipal Redenção-Paraibuna
Por João Carlos de Faria
A capela de Nossa Senhora de Ghisallo, é a primeira réplica, no Brasil, do santuário de Madonna del Ghisallo, proclamada padroeira dos ciclistas pelo papa Pio XII, em 13 de outubro de 1949. O templo está situado na Lombardia, na Itália. Reconhecida pelo santuário italiano, a capela fica praticamente na metade da Rota da Luz, caminho de 201 quilômetros entre Mogi das Cruzes e Aparecida, e serve de parada para peregrinos e “bicigrinos”.
A construção da réplica brasileira nasceu da iniciativa do empreendedor Daniel Pereira, da Pousada dos Pereiras. Sua família doou o terreno e custeou parte da obra, além de ter o apoio de peregrinos do Brasil e do exterior. A primeira missa na capela foi celebrada em setembro de 2025.
PROGRAMAÇÃO – A programação religiosa já teve início no dia 9 e vai até o próximo domingo, quando o dia começa com alvorada festiva e café caipira às 6h e concentração de atletas para o passeio ciclístico e a corrida de montanha, com largada às 8h.
Às 11h, chegam algumas romarias para a missa concelebrada pelos padres Carlos Alberto de Souza, pároco local e José Napoleão Laureano dos Santos, um redencense que foi reitor do Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento (SC). Logo após, a partir das 12h30, será servido o almoço caipira, seguido de diversas outras atrações culturais, show de prêmios e leilão.
Entre os destaques da programação também está a exposição fotográfica itinerante “10 Anos da Rota da Luz”, que permanecerá na capela até o dia da festa. A mostra, que já passou por oito dos nove municípios do caminho, apresenta imagens da história, da fé, das paisagens, do patrimônio cultural e das pessoas que contribuíram para consolidar a Rota.
Lançada na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), em 27 de abril, por iniciativa do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Redenção da Serra, a exposição seguirá depois para Aparecida, onde estará aberta ao público no final deste mês.
A realização da Festa de Nossa Senhora de Ghisallo, envolve a comunidade do bairro do Retiro, além de peregrinos e bicigrinos da Rota da Luz, uma comissão organizadora e o apoio do pároco Carlos Alberto de Souza, da Paróquia Santa Cruz.
Informações: (12) 99721-8999
@capelanossasenhoradeghisallo.




Fotos: Divulgação





