Por Portal da Cidade
Foi preso na manhã desta quinta-feira (19) o foragido Ricardo Fernandes de Souza, de 40 anos, que segundo testemunhas foi autor dos disparos que mataram o seu ex-sogro, o oficial de justiça aposentado da Comarca de Pouso Alegre Marcos Raimundo Baret de Barros. O homicídio ocorreu no distrito de Itacy, município de Carmo do Rio Claro, no Sul de Minas, ao final da tarde do dia 20 de novembro deste ano e teria sido motivado por desavenças familiares, segundo o delegado Alexandre Boaventura, que coordenou a prisão.
Desde então Ricardo se encontrava foragido. Ele foi localizado na zona rural de Boa Esperança, também no Sul de Minas, onde se refugiou após o crime. As investigações comandadas pelo delegado titular da Polícia Civil daquela cidade, Alexandre Boaventura, culminaram com a prisão realizada na manhã desta quinta-feira.
O autor foi submetido a exame de corpo de delito e depois levado à prisão em Boa Esperança. Dali será transferido para o sistema prisional de Carmo do Rio Claro, onde permanecerá à disposição da Justiça e deverá responder pelo crime em regime fechado.
RELEMBRE O CRIME
Sobre o homicídio que teve como vítima o oficial de justiça aposentado Marcos Baret, o PORTAL DA CIDADE publicou no dia 22 de novembro/24:
Vítima de tiros que, segundo testemunhas foram disparados pelo ex-genro Ricardo Fernandes de Souza que se encontra foragido, faleceu na Santa Casa de Passos, onde estava internado desde a noite de quarta-feira (20 de novembro), o oficial de justiça aposentado da Comarca de Pouso Alegre Marcos Raimundo Baret de Barros. O óbito foi comunicado na tarde desta sexta-feira (22).
Marcos Baret deu entrada na Santa Casa de Passos no início da noite de quarta-feira (20), gravemente ferido por disparos de arma de fogo que, segundo testemunhas, foram feitos pelo ex-marido da sua filha, que após o atentado fugiu e ainda não foi localizado pela polícia. Conforme informações divulgadas ele teria recebido cinco tiros e teve órgãos vitais como rim e intestino atingidos.
O crime ocorreu no distrito de Itaci, município de Carmo do Rio Claro, na região do Lago de Furnas, também no Sul de Minas. Na localidade, Marcos havia adquirido um sítio onde se refugiava nos fins de semana com a família, já na condição de aposentado.
Conforme consta, pouco antes do crime ele foi à casa de uma vizinha para pegar as chaves da igreja, para ali levar lâmpadas da iluminação natalina. Nesse momento chegou ao local o ex-marido da filha dele, Ricardo Fernandes de Souza. Os dois tiveram rápida discussão, o outro sacou uma arma e fez vários disparos.
Gravemente ferido, Marcos Baret foi levado para hospital local, mas diante da gravidade do seu estado de saúde, foi transferido para a Santa Casa da cidade de Passos, também no Sul de Minas, onde recebeu atendimento no Centro Cirúrgico, mas faleceu nesta tarde (22).
Marcos Baret e vários integrantes da sua família são pessoas muito conhecidas em Pouso Alegre, pela atuação em atividades profissionais diversas. Por décadas ele exerceu a função de Oficial de Justiça na Comarca local, tinha muitas amizades e era uma pessoa estimada na comunidade.
Foto: Divulgação | PCMG e Redes sociais