Por Aline Naicy
Com apenas 16 anos, Mariah Oliveira Bittencourt está prestes a realizar um feito que poucos brasileiros alcançam: representar o país nas renomadas simulações da ONU organizadas por Harvard (Harvard Model United Nations – HMUN) e Yale (Yale Model United Nations – YMUN), que acontecem em janeiro de 2026.
Natural de Cruzeiro, no interior de São Paulo, Mariah já coleciona prêmios em simulações da ONU no Brasil. Mas seu currículo vai além: aos 14 anos, ela teve a coragem de viajar sozinha para a Austrália para um curso de inglês. Vegana, ativista pelos direitos dos animais, bilíngue e voluntária em projetos sociais locais, Mariah mostra um compromisso raro para sua idade. Recentemente, também foi aceita em programas de verão das universidades Georgetown e St. John’s.
Com o apoio do Colégio Anglo Cruzeiro, que custeará a mentoria para o evento em Harvard, a jovem agora busca recursos para cobrir os custos da viagem e estadia. Para ela, esta não é apenas uma conquista pessoal, mas uma oportunidade de levar consigo os sonhos de muitas meninas do interior.
“Quero mostrar que uma menina de Cruzeiro pode ocupar espaços globais e inspirar outras a fazerem o mesmo”, afirma Mariah.
Foto: Arquivo pessoal