Por Redação | Portal A Gazeta RM
Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das zonas urbana e rural de Virgínia participaram, nos dias 1º e 3 de abril, de um treinamento voltado à qualificação do atendimento na Atenção Primária à Saúde (APS). A capacitação teve como foco alinhar os profissionais às novas diretrizes do cofinanciamento da APS, definidas pelo governo federal, com o objetivo de melhorar a eficiência e humanização dos serviços de saúde no município.
O treinamento foi conduzido pela enfermeira e assessora Fernanda Biasi e pelo administrador de sistemas Cassiano Gaioso, representantes da empresa Ícone, especializada em gestão de saúde. Os profissionais compartilharam informações sobre os novos processos da APS, destacando a importância da atualização dos cadastros e da qualidade nas visitas domiciliares.
Um dos principais pontos abordados foi a necessidade de uma abordagem mais humanizada nas visitas, com foco na escuta ativa, empatia e na construção de um vínculo de confiança entre os agentes e a comunidade atendida.
A iniciativa é vista como um passo importante na qualificação contínua dos serviços de saúde em Virgínia. Segundo a gestão municipal, o treinamento faz parte de um esforço conjunto com o governo estadual para aprimorar o enfrentamento de doenças e promover a saúde de forma mais integrada e eficaz.
Foto: Divulgação | PMV