Ocorrência foi atendida por guarnição do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e não deixou vítimas.

Por Redação | Porta A Gazeta RM
Na noite de quarta-feira (11), por volta das 21h, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais foi acionado para combater um incêndio em um semirreboque estacionado na área do Posto Bagre, às margens da BR-381, no quilômetro 931, na zona rural do município de Itapeva, no Sul de Minas Gerais.
A guarnição que atendeu a ocorrência fazia parte do 3º Pelotão de Bombeiros Militar de Extrema (MG). No local, os militares verificaram que o fogo já havia se iniciado no semirreboque, que estava carregado com cerca de 6.000 quilos de papel higiênico e absorventes íntimos, produtos de higiene pessoal que compõem carga sólida.
O motorista informou aos bombeiros que conseguiu desacoplar o caminhão-trator da carreta, isolando o módulo de carga em chamas e evitando que o incêndio se propagasse para o veículo que o estava rebocando. Com isso, a ação dos militares focou no combate direto às chamas no semirreboque e na proteção do ambiente ao redor.
Imediatamente, os bombeiros iniciaram o combate com linhas de mangueira, aplicando água e líquido gerador de espuma (LGE), técnica adequada para incêndios com materiais sólidos combustíveis, como papel e produtos similares. A utilização de espuma contribui para sufocar as chamas e reduzir a emissão de fumaça e calor.
A operação de combate ao fogo exigiu várias etapas de combate direto e ciclos de resfriamento, repetidos até que o incêndio fosse completamente controlado. Considerando a natureza da carga, o trabalho demandou cerca de quatro horas para extinguir totalmente as chamas.
Após a extinção do foco principal, a equipe realizou um rescaldo detalhado, procedimento padrão cujo objetivo é eliminar focos remanescentes e reduzir o risco de reignição das chamas. O rescaldo é executado com aplicação contínua de água em áreas quentes e inspeção visual em toda a carga e estrutura.
Não houve registro de feridos entre o motorista, demais ocupantes ou populares durante a ocorrência. Ao término dos trabalhos, o semirreboque com a carga que restou foi deixado sob a responsabilidade do proprietário/condutor, conforme procedimento após o encerramento de ocorrências de incêndio em veículos.
Foto: Divulgação | CBMMG




