Por Redação | Portal A Gazeta RM
Entre os dias 21 e 25 de julho, a cidade de Cachoeira Paulista sediou uma formação rica e sensível voltada à inclusão escolar e às estratégias de apoio aos estagiários que acompanham alunos com transtornos nas unidades educacionais do município.
A iniciativa foi realizada por meio de uma parceria com a Faculdade Canção Nova, com condução da gestora Ana Luiza Matos Sineghi, da coordenadora da Educação Infantil Jéssica Lopes e da fonoaudióloga Marlise de Oliveira.
Durante os cinco dias de capacitação, os participantes aprofundaram seus conhecimentos sobre diferentes tipos de deficiência, com foco especial nos temas: TEA (Transtorno do Espectro Autista), TOD (Transtorno Opositivo Desafiador), TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e DI (Deficiência Intelectual).
Mais do que um treinamento técnico, a formação foi marcada por cuidado, sensibilidade e excelência, com destaque para o acolhimento e valorização dos estagiários. A proposta reforçou o compromisso com a dignidade e os direitos de cada criança atendida pela rede municipal de ensino.
Um passo concreto pela inclusão
A Secretaria de Educação destacou que ações como essa representam gestos concretos de amor à inclusão e à construção de uma educação mais justa, humana e respeitosa com a diversidade.
A parceria com a Faculdade Canção Nova foi celebrada como uma conquista importante para o município. A expectativa é de que essa seja apenas a primeira de muitas colaborações voltadas ao respeito, acolhimento e valorização da diversidade nas escolas.



Fotos: Divulgação | PMCP