Por Redação | Portal A Gazeta RM
Em uma reviravolta eleitoral, o município de Cachoeira Paulista viu sua lista de vereadores eleitos ser alterada após a retotalização de votos realizados na última terça-feira (29). A mudança foi motivada pela regularização da candidatura de Agenor do Todico (PL), que inicialmente estava “sub judice” e, portanto, os seus votos tinham sido desconsiderados.
A revisão impactou diretamente a candidatura Dra. Adriana Vieira (PSD), que, com 258 votos, havia garantida uma cadeira na Câmara Municipal. No entanto, com a atualização da candidatura de Agenor do Todico, que obteve 414 votos, ele agora ocupará o lugar que antes era da Dra Adriana Vieira.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a situação de Agenor foi inicialmente indeferida devido a um processo judicial em andamento, o que o deixou “sub judice” no dia da votação, realizada em 6 de outubro. A decisão de retotalizar os votos ocorreu após o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TER-SP) reverter essa condição, autorizando a contabilização dos votos de Agenor, o que alterou o coeficiente eleitoral e redefiniu o resultado.
O procedimento de retotalização, segundo esclareceu o TSE, “é um processo jurídico que tem o objetivo de verificar a apuração de votos após a regularização das candidaturas em condição ‘sub judice’”. A cerimônia de recontagem ocorreu no Cartório Eleitoral de Cachoeira Paulista, às 11h, com a presença de fiscais e advogados, em um evento aberto ao público.
“A cerimônia consistiu em revalidar os votos dos candidatos que estavam ‘sub judice’, fazendo com que os votos nulos fossem recontados como válidos. Esse aumento nos votos válidos impactou o cálculo do coeficiente eleitoral, levando à redistribuição de vagas”, explicou o chefe do cartório eleitoral, Diego Diniz. Ele acrescentou que a retotalização envolveu nove candidatos, dos quais os votos foram reavaliados e contabilizados nesta mesma cerimônia.
Quatro candidatos a vereador e um candidato a prefeito ainda permanecem com sua situação “sub judice”, mas, conforme esclareceu Diego Diniz, não há chances de novas alterações no quadro final de eleitos na cidade. “Esse grupo restante, mesmo que com situação pendente, não tem votos suficientes para alterar a composição dos vereadores.
Procurada pela reportagem, Dra. Adriana Vieira (PSD) aceitou a decisão e ressaltou que “a transparência no processo é essencial para refletir a verdadeira vontade dos eleitores e fortalecer a confiança no sistema eleitoral”. Já Agenor do Todico (PL) agradeceu o apoio recebido dos convidados e expressou sua satisfação com o novo desfecho. “Recebi com alegria a notícia de que fui eleito e sou grato pelo apoio da população”, disse.
Lista Atualizada dos Vereadores Eleitos em Cachoeira Paulista
Após o processo de retotalização, o TSE divulgou a lista atualizada dos vereadores eleitos para Cachoeira Paulista:
– Michel do Xandão (PP): 747 votos
– Ademir Lima (Podemos): 570 votos
– Léo Fênix (PL): 528 votos
– Dr Reginaldo Figueiredo (PP): 517 votos
– Sergio Lopes (Republicanos): 510 votos
– Felipe Piscina (União): 503 votos
– Thálita Barboza (PT): 479 votos
– Agenor do Todico (PL): 414 votos
– Tia Dani (Republicanos): 409 votos
– Márcio Pita (Solidariedade): 380 votos
– Carlinhos do Gesso (Podemos): 380 votos
Essa mudança destaca a importância dos trâmites legais e da transparência no processo eleitoral, evidenciando o compromisso do TER-SP e do TSE em garantir que a vontade popular.
Foto: Rauston Naves