Por Redação | Portal A Gazeta RM
Cruzeiro se tornou a primeira cidade do estado de São Paulo a ser contemplada pelo programa Turismo Ferroviário, lançado oficialmente pelo governador Tarcísio de Freitas em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, na última quarta-feira (11/07).
O programa, que conta com um investimento inicial de R$ 4 milhões, prevê a criação do Museu Ferroviário e a Revolução de 1932. O novo espaço será instalado na antiga Oficina Primitiva, localizada próxima à Estação Ferroviária Central de Cruzeiro. O objetivo do museu é preservar a memória ferroviária e a história da Revolução de 1932, oferecendo aos visitantes uma experiência educativa e enriquecedora sobre o passado histórico da região.
Além do museu, Cruzeiro se destacará como o ponto de partida do trem turístico “Expresso da Mantiqueira”, popularmente conhecido como Maria Fumaça. Uma rota percorrerá locais históricos, incluindo o emblemático Túnel da Mantiqueira, que atualmente passa por um processo de revitalização para trazer o turismo local e atrair visitantes de todo o Brasil.
O evento de lançamento do programa contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a primeira-dama Cristiane Freitas, o secretário de Turismo e Viagens Roberto de Lucena, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo , André do Prado.
Com esta iniciativa, Cruzeiro fortalece sua vocação turística e reafirma seu papel como um importante polo cultural e histórico no estado, prometendo uma nova era para o turismo ferroviário e para a preservação do país.
Fotos: Divulgação | PMC