Município soma 340 candidatos e supera cidades vizinhas; exame será aplicado na ETEC Prof. José Sant’Ana de Castro, a partir das 13h
Por Redação | Portal A Gazeta RM
Cruzeiro será destaque regional no Vestibular 2026 da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). O município registrou 340 inscritos, o maior número entre as cidades da região, superando Guaratinguetá, com 334 candidatos, e Lorena, com 273.
A prova acontece neste domingo, 26 de abril, na ETEC Prof. José Sant’Ana de Castro, em Cruzeiro. De acordo com o cronograma oficial da Univesp, os portões serão abertos às 12h, fechados às 12h40, e o início do exame está marcado para 13h, no horário de Brasília.
Neste ano, a Univesp oferece mais de 24 mil vagas gratuitas distribuídas em polos de todo o Estado de São Paulo. Ao todo, são dez cursos superiores organizados em três eixos de formação.
Em Cruzeiro, os candidatos disputarão 60 vagas, distribuídas entre os seguintes cursos:
Eixo de Licenciatura
– Letras
– Matemática
– Pedagogia
Eixo de Computação
– Ciência de Dados
– Engenharia da Computação
– Tecnologia da Informação
– Inteligência Artificial
Eixo de Negócios e Produção
– Administração
– Engenharia de Produção
– Tecnologia em Processos Gerenciais
Segundo o secretário municipal de Governo, Augusto Pampaloni, o desempenho nas inscrições reflete o trabalho realizado para fortalecer o polo educacional da cidade.
“Estamos muito felizes com esses números. Temos trabalhado fortemente para melhorar a estrutura da Univesp. Hoje contamos com um polo centralizado dentro da Escola Arnolfo Azevedo, uma equipe qualificada e estamos em busca de novos equipamentos. Tudo isso para proporcionar aos nossos munícipes a oportunidade de cursar uma faculdade de qualidade e 100% gratuita.”
Ainda de acordo com o secretário, ampliar o acesso ao ensino superior é uma das prioridades da administração municipal.
“Oportunizar o ingresso de nossos munícipes ao ensino superior é garantir melhor qualidade de vida à população. Gostaria de agradecer ao Governo do Estado por essa importante parceria e ao prefeito Kleber Silveira por todo o apoio e por acreditar no nosso trabalho.”
O vestibular da Univesp terá duração total de cinco horas e será composto por redação e 56 questões objetivas de disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática, Inglês, História, Geografia, Física, Química e Biologia. O gabarito oficial será divulgado na segunda-feira, 27 de abril, a partir das 15h.
Criada em 2012, a Univesp é a universidade pública virtual mantida pelo Governo do Estado de São Paulo. A instituição atua em parceria com universidades como USP, Unesp e Unicamp, oferecendo cursos gratuitos na modalidade a distância. Atualmente, reúne mais de 88 mil estudantes.
Foto: Divulgação




