Skip to content

Defesa Civil de Piquete, SP participa de capacitação estadual e recebe kit para Operação Chuvas 2025/2026

Treinamento em Campos do Jordão reforça preparo da equipe para atuação preventiva e resposta rápida a emergências climáticas

Por Redação | Portal A Gazeta RM

Nos dias 30 e 31 de outubro, a Defesa Civil de Piquete participou, em Campos do Jordão (SP), de uma capacitação promovida pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, marcando o início da Operação SP Sempre Alerta – Chuvas 2025/2026.

O treinamento teve como foco aperfeiçoar as ações de prevenção, preparação e resposta a eventos hidrometeorológicos, em conformidade com as diretrizes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei Federal nº 12.608/2012). Durante os dois dias, a equipe participou de orientações técnicas, atualização de protocolos e atividades práticas em campo, voltadas ao enfrentamento de situações de risco relacionadas ao período chuvoso.

Como parte do programa, o município recebeu o Kit Operação Chuvas de Verão, composto por:

– Coletes da Defesa Civil

– Bonés

– Botas de PVC

– Capas de chuva

– Capacetes

– Fita de isolamento

– Jardineira com bota

– Pluviômetro (para monitoramento local dos índices pluviométricos)

Segundo a coordenação municipal, o kit e o conhecimento adquirido durante o treinamento reforçam a capacidade da equipe em monitorar áreas de risco, agir de forma preventiva e responder com mais agilidade e segurança em situações de emergência.

A equipe de Piquete foi representada pelo coordenador Rômulo, vice-coordenador Ricardo e os membros Cleberson, Jusemar, Diego e Maximiliano.

A Defesa Civil de Piquete reforça seu compromisso com a proteção e segurança da população, especialmente durante o período de chuvas intensas, e orienta que, em caso de emergência, os moradores entrem em contato pelos telefones 199 ou (12) 3156-6204 (WhatsApp).

Fotos: Divulgação | PMP

Conteúdo Relacionado