Skip to content

Empresária da Indústria de Beleza Capilar do Vale do Paraíba vai à China em busca de negócios

A visitação foi em empresas, a China é o destino de muitas exportações brasileiras

Por Renata Vanzeli

A CEO Telma dos Santos, da empresa de beleza capilar Raiz Latina, com sede em São José dos Campos (SP), foi uma das brasileiras de delegação brasileira que visitou a China recentemente para conhecer e buscar oportunidades de negócios com o empresariado local. A ida à China foi organizada pela Starts sob o comando de Vinicius Oliveira, Camila Ghattas e Michele Wangs.

Telma dos Santos, que tem 25 anos de mercado, tem projetos de ampliação de produtos e para exportação. Nesta visita, ela e demais empresários conheceram na semana passada o mercado chinês, visitaram fornecedores, entenderam os processos para investimentos e parcerias. A programação contou com visitas técnicas a grandes indústrias chinesas, algumas já operando no Brasil e outras que ainda devem chegar em terras brasileiras.

Durante as visitas, a empresária Telma dos Santos foi acompanhada e estreitou laços com Ana Paula Vieira dos Santos da Win Trading Ltda e Glauco Maschio, da Hash.

No roteiro de visitas empresas que atendem o mercado global:

OPPO Headquarters, uma das líderes globais em smartphones e inovação em hardware; UBTech, especializada em robôs humanoides e soluções de automação já aplicadas em grandes indústrias; SF Express – gigante logística com operação automatizada; Model Camp AI Ecosystem – polo de startups e IA generativa; DJI, que produz drones e tecnologias aéreas; NEX-G EMS – fábrica referência em montagem eletrônica e manufatura inteligente; NIO, considerada a Tesla chinesa, com modelos de veículos populares e premium; GAC, montadora de veículos elétricos e conectados.

O grupo brasileiro participou ainda do evento Brasil-China na Canton Fair, onde realizaram conexões diretas entre empresas e oportunidades bilaterais, com o Cônsul do Brasil na região de Ganzhon e visitaram a Canton Fair, maior palco comercial do mundo, com milhares de expositores e setores com 25 mil estandes, e com oportunidade de conhecer as últimas novidades.

“Tantas empresas incríveis que trabalham e constroem produtos nacionais e são incentivadas a crescerem. A China também valoriza a educação, para que os estudantes tenham qualificação e que possam ajudar a desenvolver o país, vendo na juventude, pessoas que farão o país a ter cada vez mais sucesso, formando novas frentes de oportunidades e desenvolvimento”, comentou a CEO da Raiz Latina.

Telma dos Santos como uma brasileira apaixonada pelo seu país e pelo que faz, percorreu a visitação vestindo a camiseta com sua marca. Voltada para o ramo da beleza, foi também conhecer alguns lugares que comercializam produtos de beleza e ficou encantada com a tecnologia voltada para este setor.

É um mercado grande e muito competitivo, com alta tecnologia, mas que tem espaço para os produtos com ativos brasileiros, que é o que a Raiz Latina produz. Entender o mercado chinês, é algo obrigatório porque o que eles desenvolvem aqui, logo mais estará pelo mundo. Eles transformaram a economia deles e consequentemente a economia mundial, essa semana de imersão é um aprendizado e um repensar na maneira de se fazer negócio”, finalizou Telma dos Santos.

Fotos: Divulgação

Conteúdo Relacionado