Por Redação | Portal A Gazeta RM
Nesta quarta-feira (18), a Secretaria Municipal de Educação de Aparecida realizou, na EMEF Integral Professor Aureliano Paixão, a exposição “Tecnologias Ancestrais Africanas”. A atividade faz parte das ações da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), com o objetivo de valorizar e difundir os saberes étnico-raciais entre os estudantes da rede municipal.
A exposição apresentou trabalhos desenvolvidos em sala de aula pelos alunos, em parceria com seus professores, com foco em práticas agrícolas, inovações tecnológicas e aspectos culturais das tradições africanas e quilombolas. As produções foram fruto de pesquisas, debates e vivências pedagógicas, que estimularam a reflexão crítica sobre a contribuição dos povos africanos e afrodescendentes para a sociedade contemporânea.
A iniciativa visa fortalecer o desenvolvimento sociocultural dos estudantes, promovendo o conhecimento e a valorização de diferentes formas de saberes, histórias e identidades.
Com ações como essa, a Secretaria de Educação reafirma seu compromisso com uma educação inclusiva, plural e comprometida com a equidade racial e o respeito à diversidade.





Fotos: Divulgação | PMA