Arma institucional foi recuperada horas depois em operação conjunta das forças de segurança; caso é investigado pelas autoridades civis e militares.
Por Redação | Portal A Gazeta RM
O Comando de Aviação do Exército informou nesta segunda-feira (29) que instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) e um processo disciplinar para apurar as circunstâncias do roubo de uma pistola calibre 9 mm pertencente ao Exército Brasileiro durante um treinamento militar realizado em São Luiz do Paraitinga (SP).
De acordo com nota oficial divulgada pelo Comando, um militar participava de uma atividade em apoio ao Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) quando foi agredido por dois civis na madrugada de domingo (28). Durante a ação, os suspeitos roubaram a arma institucional utilizada pelo integrante da Força.
Ainda segundo o Exército, o militar sofreu ferimentos leves e recebeu atendimento, encontrando-se em recuperação.
Arma foi recuperada em operação conjunta
A pistola foi localizada aproximadamente oito horas após o roubo, durante uma operação integrada entre equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e do Exército Brasileiro.
Segundo a Polícia Militar, policiais do 4º Grupamento da 5ª Companhia do 5º Batalhão de Polícia Militar do Interior (5º BPM/I) iniciaram diligências logo após o registro da ocorrência e conseguiram identificar e localizar dois homens apontados como participantes do crime.
Os suspeitos foram conduzidos ao Plantão de Polícia Judiciária, juntamente com a arma recuperada. Conforme informou a Polícia Militar, ambos foram ouvidos pela autoridade policial e, após os procedimentos de polícia judiciária, foram liberados. Até o momento, as autoridades não divulgaram detalhes sobre as circunstâncias da liberação nem sobre eventuais medidas cautelares adotadas.
Investigação segue em andamento
Em nota, o Comando de Aviação do Exército informou que todas as medidas administrativas e legais cabíveis estão sendo adotadas para esclarecer os fatos, identificar as responsabilidades e adotar as providências previstas na legislação militar.
O Inquérito Policial Militar (IPM) apurará aspectos relacionados à atuação do militar e às circunstâncias da ocorrência sob a ótica da Justiça Militar, enquanto a investigação criminal conduzida pelas autoridades civis buscará esclarecer a autoria, a dinâmica e a motivação do roubo.
O caso continua sendo investigado de forma conjunta pelas autoridades civis e militares, e novas informações poderão ser divulgadas conforme o avanço das apurações. Até a publicação desta matéria, o Exército não havia informado detalhes sobre o treinamento realizado nem sobre a identidade do militar envolvido, em razão dos procedimentos investigativos em andamento.
Foto: Amigos da Polícia de São Luiz do Paraitinga





