Por Redação | Portal A Gazeta RM
Após 32 anos desativada, a ferrovia de Cruzeiro, no interior de São Paulo, volta a operar neste sábado (5) com o tradicional Expresso da Mantiqueira. A retomada da linha marca um importante resgate histórico para a cidade e abre novas perspectivas para o turismo regional.
A ferrovia, que guarda capítulos relevantes da história do Brasil — incluindo batalhas da Revolução Constitucionalista de 1932 — foi totalmente revitalizada. A reativação foi possível graças a uma parceria entre a Prefeitura de Cruzeiro e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), responsável pela recuperação da linha, operação dos trens e custeio das atividades.
Patrimônio histórico sobre trilhos
A locomotiva que conduz os passeios é uma Alco RSD-8, modelo diesel-elétrico de seis eixos fabricado por uma empresa norte-americana. Ela pode transportar até 50 passageiros sentados e combina elementos do passado com tecnologias modernas.
“É uma locomotiva a diesel-elétrica. O motor a diesel gera energia para um gerador, que, por sua vez, alimenta os motores de tração localizados nas rodas, permitindo a movimentação para frente e para trás”, explicou Alexandre Augusto Pisciottano, diretor de patrimônio da ABPF.
O prefeito de Cruzeiro, Kléber Silveira (PL), destacou que toda a infraestrutura física e estrutural, incluindo estações e edificações, é de responsabilidade da prefeitura. “A associação fez a manutenção da linha férrea e ficará encarregada da operação do trem”, completou.
Passeios e programação especial
A comercialização dos bilhetes será feita diretamente no guichê da Estação Ferroviária Central de Cruzeiro, com valor promocional durante o período inicial de operação. Os passeios acontecem neste fim de semana, sábado e domingo, das 9h às 17h.
O retorno do Expresso da Mantiqueira foi apresentado oficialmente na última quinta-feira (3) durante um passeio de pré-estreia, que integrou a programação do 1º Encontro de Ferromodelismo de Cruzeiro.
O percurso totaliza 12 quilômetros, saindo da estação central, percorrendo seis quilômetros entre paisagens naturais e um túnel histórico da região, até a estação Rufino de Almeida, que também foi reformada. Após uma breve parada, o trem retorna à estação de origem.
Projeto de expansão
A Prefeitura de Cruzeiro já estuda novos investimentos para ampliar o projeto, incluindo a recuperação completa da linha férrea, com a expectativa de estender o trajeto até o Sul de Minas. Também está nos planos a criação de um Museu Ferroviário, que deve contribuir para a preservação da memória local e ampliar as opções turísticas.
A linha férrea de Cruzeiro, construída no século XIX, tem relevância histórica nacional. No século XX, foi cenário de confrontos durante a Revolução Constitucionalista de 1932, movimento que lutou por uma nova Constituição e pela retomada do poder democrático.
“A estação ferroviária foi projetada para conectar duas linhas estratégicas: a Dom Pedro II, que depois se tornou Central do Brasil, e a Sul Mineira. Cruzeiro foi escolhida devido à sua posição geográfica e pela influência do Major Novaes, que tinha proximidade com Dom Pedro II”, explicou a turismóloga Aline Horta.
Para ela, a reativação da linha representa uma grande oportunidade para Cruzeiro e a região. “Estamos muito otimistas para promover o turismo, impulsionar a economia local e resgatar a história, o patrimônio e a cultura da cidade. Nosso foco é desenvolver um turismo sustentável que beneficie tanto Cruzeiro quanto todo o entorno”, concluiu.








Fotos: Natanael Bulhões Júnior