Após visita a Jair Bolsonaro na Papuda, governador reafirma foco no estado e cita necessidade de respostas a crises fiscal e moral
Por Redação | Porta A Gazeta RM
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), confirmou nesta quinta-feira (29) que será candidato à reeleição ao governo paulista nas eleições de 2026. A declaração foi feita à imprensa após visita ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.
Durante a conversa com jornalistas, Tarcísio afirmou que a discussão sobre sua permanência no cargo de governador ocorre desde 2023 e que seu principal interesse este ano é continuar à frente do Executivo do estado de São Paulo, sendo o maior colégio eleitoral do Brasil. Ele ressaltou que tem comprometimento com o estado e uma “linha de coerência” em sua trajetória política.
O governador afirmou ainda que o país enfrenta desafios significativos, mencionando a crise fiscal prevista no orçamento brasileiro e uma crise moral, e que sua atuação faz parte de um esforço coletivo para responder a essas questões. A declaração reforça o foco em prioridades administrativas e políticas voltadas para a gestão estadual, com ênfase em planejamento e continuidade de projetos de infraestrutura e governança no estado.
A visita ao ex-presidente Bolsonaro ocorre em um contexto de articulações políticas, com Tarcísio reafirmando sua posição de alinhamento político e cooperação com lideranças do espectro conservador. Ele também reiterou seu apoio à pré-candidatura presidencial de Flávio Bolsonaro (PL-RJ), destacando que o nome do senador já estava consolidado como opção dentro da base aliada para a disputa nacional.
A confirmação da candidatura à reeleição em São Paulo ocorre em meio ao cenário mais amplo das eleições de 2026, quando diversos estados e o cenário nacional passarão por disputas definidoras para os próximos quatro anos. A atuação e as decisões de lideranças como Tarcísio de Freitas têm sido acompanhadas de perto por analistas políticos, dada a influência que o estado de São Paulo exerce na política brasileira.
A campanha oficial ainda não foi formalmente lançada, e mais detalhes sobre o plano de governo e alianças partidárias de Tarcísio devem ser divulgados nos próximos meses, conforme avanço do calendário eleitoral.
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom | Agência Brasil




