Metalúrgicos reivindicam reajuste salarial de 8,5%, abono de R$ 3 mil e acordo coletivo; empresa afirma que unidade opera normalmente com 90% do efetivo.
Por Redação | Porta A Gazeta RM
Os trabalhadores da Sonaca Brasil, empresa fornecedora da Embraer localizada na zona sul de São José dos Campos (SP), chegaram ao quinto dia de greve nesta segunda-feira (27). O movimento iniciou-se na quinta-feira (23) e, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, cerca de 80% dos funcionários da produção aderiram à paralisação, interrompendo totalmente a produção na unidade.
Conforme o sindicato, os trabalhadores reivindicam um reajuste salarial de 8,5%, o pagamento de um abono de R$ 3 mil e a assinatura de um acordo coletivo que garanta direitos superiores aos previstos na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). A entidade afirma que a empresa tem se recusado a negociar diretamente com os representantes da categoria.
O aviso de greve foi aprovado e encaminhado à Sonaca em 24 de setembro, após a categoria rejeitar a proposta da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), que previa reajuste de 6,1% e a retirada de direitos da última convenção coletiva.
Posição do sindicato
O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos, José Eduardo Gabriel, conhecido como Bob, declarou que a paralisação continuará enquanto não houver avanço nas negociações.
“Os trabalhadores da Sonaca sabem que a greve é o único instrumento capaz de mudar o cenário de exploração que a direção da empresa pratica. Não vamos aceitar o assédio da empresa, que tem provocado cada vez mais revolta entre os metalúrgicos. Vamos continuar com força total”, afirmou o dirigente sindical.
Posição da empresa
Em nota oficial, a Sonaca Brasil contesta as informações do sindicato e afirma que a unidade de São José dos Campos está operando normalmente nesta segunda-feira (27), com mais de 90% dos colaboradores em seus postos de trabalho — mesmo índice registrado na última sexta-feira (25).
Segundo a empresa, todas as atividades programadas para o fim de semana foram realizadas integralmente.
A nota também ressalta que a companhia mantém compromisso com o diálogo e a valorização dos colaboradores e espera que o sindicato retome as negociações com a Fiesp, representante do setor aeronáutico, nas tratativas salariais.
“A boa relação entre empresa e colaboradores é um dos pilares da Sonaca Brasil. A empresa se orgulha de ter um bom ambiente de trabalho, respeitando as pessoas e adotando políticas internas que garantem os direitos de todos. Esse trabalho tem gerado resultados significativos”, diz o comunicado.
Sobre a empresa
A Sonaca Brasil atua no setor aeroespacial, com foco em estruturas aeronáuticas, serviços, inovação e defesa. A unidade brasileira emprega cerca de 850 pessoas e produz componentes e peças para empresas como Embraer, Boeing e Honda Jet.
As negociações entre sindicato e empresa devem continuar nos próximos dias, com mediação do setor patronal representado pela Fiesp.
Foto: Roosevelt Cássio




