Animal em extrema debilidade foi resgatado pelo Setor de Zoonoses e será submetido a laudo veterinário
Por Redação | Porta A Gazeta RM
Um homem de 33 anos foi conduzido à delegacia na noite de domingo (28/09), após ser flagrado por policiais militares puxando um cavalo em situação de extrema debilidade na Rua Alexandre Fleming, no bairro Jardim Rony, em Guaratinguetá. Segundo relato policial, o animal chegou a cair ao solo por cansaço e exaustão.
A ocorrência foi registrada como crime ambiental – maus-tratos a animais (artigo 32 da Lei 9.605/98). O Setor de Zoonoses recolheu o equino, que foi encaminhado a uma fazenda da Prefeitura, no bairro Santa Edwirges, onde receberá cuidados veterinários. Um laudo será emitido para atestar a condição de saúde do animal.
Durante a ação, os policiais determinaram a cessação da conduta e conduziram o homem à Central de Polícia Judiciária. No local, ele declarou que havia participado de uma cavalgada pela manhã, no Parque Santa Clara, e que uma conhecida pediu que levasse o cavalo debilitado, já que o animal não teria condições de retornar sozinho. Outro cavalo, em melhores condições e que estava sendo montado por ele, foi entregue a uma terceira pessoa.
A autoridade policial lavrou a ocorrência por maus-tratos e aguarda a emissão do laudo veterinário para dar prosseguimento ao inquérito. O boletim de ocorrência também registra a determinação de “remeter para outra unidade policial” para continuidade das apurações.
Foto: Redes sociais