Por Redação | Portal A Gazeta RM
Tremembé apresentou, no primeiro semestre de 2025, um crescimento expressivo na produtividade policial na apreensão de armas e munições. Com apoio das imagens do COI (Centro de Operação Integrada) da Prefeitura, a Polícia Militar retirou de circulação 268 munições nos seis primeiros meses deste ano — número muito superior ao registrado no mesmo período de 2024, quando foram apreendidas apenas 5 munições.
O balanço da Polícia Militar também aponta aumento na apreensão de armas de fogo: foram 10 no primeiro semestre de 2025, contra 1 no mesmo período do ano passado.
Segundo estatísticas da Secretaria de Segurança Pública, houve redução nas ocorrências de roubo, roubo de veículos e furto de veículos. A queda é atribuída ao apoio da Prefeitura às forças policiais do Estado, com a atuação conjunta do COI e do convênio Atividade Delegada.
Desde 2021, a segurança pública é prioridade para a Administração Municipal. A Prefeitura aderiu ao programa Atividade Delegada, ampliando a presença de policiais militares em rondas pelas ruas, e implantou o COI, que iniciou com 55 câmeras e, após a segunda fase de instalações em 2025, chegou a 69 unidades.
Todas as escolas da rede municipal contam com monitoramento por 160 câmeras e controle de acesso com vigilância. Os prédios da Secretaria Municipal de Saúde também possuem câmeras e sistemas de alarme monitorados, com pronta resposta da empresa de segurança contratada.
Dados comparativos – 1º semestre 2024 x 1º semestre 2025
– Munições apreendidas: 5 → 268
– Armas de fogo apreendidas: 1 → 10
– Ocorrências de roubo: 24 → 22
– Roubo de veículos: 7 → 5
– Furto de veículos: 19 → 17
Foto: Nicolas Louzada/Prefeitura de Tremembé




