Skip to content

Informação e acolhimento em Taubaté, SP marcam ações durante a primeira semana do Outubro Rosa no HMUT

A campanha contou com palestras, roda de conversa e atividades de relaxamento e cuidado que reforçam o compromisso do hospital com a saúde da mulher

Por Communicare Assessoria

Na última semana, o Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT), sob a gestão do Grupo Chavantes, deu início as ações da campanha Outubro Rosa, reforçando a conscientização e a prevenção do câncer de mama, além de fortalecer o cuidado e a valorização da saúde da mulher. O HMUT realizou palestras educativas, massagens relaxantes e atividades de valorização e autocuidado. A partir desta quarta-feira (29), as ações continuam, com roda de conversa e apresentação de dança.

Durante a primeira semana de atividades, o hospital recebeu uma palestra com a Enfermeira Jéssica Ferreira, que abordou a importância do autoexame das mamas e um encontro com a Psicóloga Patrícia Areco, que trouxe o tema: “Entre o medo e a esperança: a força da positividade no câncer de mama”, onde ela compartilhou sua luta desde o diagnóstico do Câncer de mama até a sua vitória. Além das palestras sobre a causa, o HMUT promoveu momentos de relaxamento para as colaborados da unidade. A acupunturista Simone Fernandes e a trancista Mariane Gonçalves, fizeram tranças, acupuntura e auriculoterapia nas funcionárias, reforçando a importância do autocuidado, bem-estar e autoestima feminina.

Jéssica Ferreira, enfermeira do HMUT que liderou a palestra educativa, comenta “foi uma oportunidade importante para mim, fiquei feliz em compartilhar meu conhecimento com colegas de profissão. Transmitir informação também é uma forma de cuidado que se multiplica.”

Para encerrar a programação, na próxima quarta-feira (29), uma roda de conversa com o Dr. Renato Mazzini abordará saúde e prevenção, reforçando a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados contínuos, além de uma apresentação de dança circular do grupo de idosos do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Vila Marli.

“O HMUT tem o compromisso de engajar as colaboradoras sobre a importância do autocuidado e reforçar o papel delas como multiplicadoras de conhecimento. E isso acontece a partir de momentos que promovem a saúde e a qualidade de vida” destaca Vanélle Camilo, responsável pela Diretoria Assistencial do HMUT.

No HMUT, cerca de 25 pacientes são atendidas mensalmente na área de mastologia, que realiza aproximadamente 550 consultas por ano. A equipe, formada por médicos, enfermeiros e assistentes social, acompanha de perto cada paciente, contribuindo para o diagnóstico precoce. Essas iniciativas não apenas beneficiam as colaboradoras, mas também têm impacto direto na vida das pacientes, promovendo informação, orientação e conscientização sobre a saúde da mama.

Para a Dra. Letícia Bellotto Turim, advogada especializada no terceiro setor e presidente do Grupo Chavantes, o engajamento em campanhas como essas fortalecem o papel da instituição no incentivo ao bem-estar coletivo. “Mais do que uma campanha, o Outubro Rosa é um lembrete de que o cuidado é constante. Trazer ações como essas nos ensinam que a prevenção e o acolhimento são fundamentais na hora de salvar vidas”, completa.

Fotos: Divulgação

Conteúdo Relacionado