Por Redação | Portal A Gazeta RM
A Justiça Eleitoral cassou os mandatos do prefeito de Lagoinha, José Guilherme Correa Gomes, o Zeca (PL), e do vice-prefeito, Ivan Carlos Correa, o Ivan do Tonho Branco (União Brasil), por suposto abuso de poder econômico nas eleições. A decisão, proferida pela 141ª Zona Eleitoral de São Luiz do Paraitinga, também torna inelegíveis um ex-vereador e um ex-prefeito da cidade.
Entre as práticas apontadas na sentença estão o uso indevido do telefone corporativo da Prefeitura para fins eleitorais, a instrumentalização da festa Expolag 2024 para promoção de candidaturas e a distribuição irregular de cestas básicas durante o evento, em período vedado pela legislação eleitoral.
O prefeito Zeca divulgou nota afirmando que a decisão judicial o surpreendeu e negou qualquer irregularidade na campanha:
“A decisão do juízo eleitoral de São Luiz nos surpreendeu porque não houve o uso de recursos e bens públicos em favor da nossa campanha, que foi realizada dentro da mais estrita legalidade. Vamos recorrer para o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, com a confiança de que essa decisão será revertida.”
Até o momento, a defesa do vice-prefeito Ivan do Tonho Branco não se manifestou.
A sentença ainda é passível de recurso. O caso agora segue para análise do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), que decidirá se mantém ou revoga a cassação.
Foto: Reprodução