Por Mariana Damásio
Machado promoveu, nesta segunda-feira (07/07), uma solenidade institucional para homenagear o ex-Procurador-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, reconhecido por sua trajetória marcada pela defesa dos direitos fundamentais, da justiça social e pela viabilização de políticas públicas transformadoras.
O evento, realizado na Câmara Municipal de Machado, reuniu autoridades, representantes da sociedade civil, instituições jurídicas e empresariais, além de servidores públicos. A cerimônia foi marcada por discursos de reconhecimento à trajetória de Jarbas Soares Júnior, com destaque para a fala do prefeito Maycon Willian, que ressaltou a relevância de sua atuação para o desenvolvimento do município:
“Fico feliz em encontrar no Judiciário alguém tão próximo do povo, que se preocupa, que vai atrás e que resolve. O doutor Jarbas representa uma nova forma de fazer justiça: com o coração, com sensibilidade e com compromisso com quem mais precisa”, afirmou o prefeito.
Também se pronunciou o presidente da Câmara, vereador Messias Ferreira (Melão), que reforçou a importância da homenagem:
“É difícil ver uma autoridade do Judiciário com tamanha proximidade com o povo e com esse olhar humano e sensível. O doutor Jarbas demonstra que é possível exercer a justiça com empatia, diálogo e foco em quem mais precisa. É uma honra para o Legislativo machadense prestar esse reconhecimento.”
Estiveram presentes os vereadores Reinaldo Conti Canela, Ivanize Mendes, Gélica Bienquini, Dirce Alves, Elpídio Garroni (Pidinho), Ana Teixeira e Daniel de Douradinho, o vice-prefeito Joel Nogueira Mendes, o promotor de Justiça Dr. Ademar Pereira Pereira (1ª Promotoria de Justiça de Machado), o Tenente Campos, representando o Corpo de Bombeiros e o presidente da OAB de Machado, Dr. Everton de Oliveira, além da representante da Associação Comercial de Machado, Margarete Macedo, e do representante da FESSUL, Wellington Macedo.
Também participou o secretário de Planejamento e Gestão, Eduardo Gonçalves, que reiterou o impacto da parceria institucional com o Ministério Público para a viabilização de obras estruturantes no município.
Natural de Montes Claros/MG, Jarbas Soares Júnior é bacharel em Direito pela PUC Minas e ingressou no Ministério Público de Minas Gerais em 1990. Foi Procurador-Geral de Justiça do Estado por quatro mandatos (2004–2006, 2006–2008, 2020–2022 e 2022–2024) e coordenou diversos órgãos estratégicos, como a Unidade de Combate ao Crime Organizado (UCC) e o Centro de Autocomposição de Conflitos (COMPOR). Também teve papel decisivo em políticas públicas voltadas à moradia, direitos da população em situação de rua, regularização fundiária e meio ambiente.
Ao final da solenidade, Jarbas agradeceu à cidade pela acolhida e reiterou sua admiração pela seriedade da gestão pública machadense.
A cerimônia reafirmou o compromisso da Administração Municipal com o diálogo institucional, a valorização de lideranças comprometidas com o bem comum e a construção de uma cidade mais justa, digna e inclusiva para todos.






Fotos: Divulgação