Por Mariana Damásio
Com o objetivo de promover a troca de experiências, fortalecer práticas pedagógicas e ampliar o debate sobre políticas públicas inclusivas, a Administração Municipal de Machado, por meio da Secretaria de Educação, realizou na última terça-feira (09/07), o 1º Seminário Sul Mineiro de Educação Inclusiva. O evento reuniu profissionais da educação de aproximadamente 15 cidades da região, além de especialistas e autoridades, no auditório do Colégio Imaculada Conceição.
A programação teve início pela manhã, com recepção aos participantes, um café acolhedor e a emocionante apresentação da fanfarra da Escola Maria de Fátima Botazini Diniz – APAE Machado, marcando a abertura cultural do seminário. Em seguida, foram recebidas diversas autoridades, o vice-prefeito Joel Nogueira Mendes, a secretária municipal de Educação, Márcia de Paula, a vice-presidente da UNDIME-MG e secretária de Educação de Varginha, Juliana e a diretora do NIFE, Pollyani Gambi, demais servidores da educação municipal também marcaram presença, reforçando a atenção ao tema abordado.
Durante a manhã, os participantes assistiram à palestra da professora Veruska de Paula, referência nacional no Atendimento Educacional Especializado. Especialista em Educação Especial, Psicopedagogia e criadora do Método Rota da Inclusão, Veruska trouxe estratégias práticas e baseadas em evidências para a atuação com estudantes com deficiência, encantando e motivando os profissionais presentes. Ao final da palestra, recebeu uma lembrança da cidade, entregue pela secretária de Educação e pelo vice-prefeito.
Após o intervalo para o almoço, a programação foi retomada no período da tarde com a apresentação da música Pintor do Mundo, pela Escola Municipal Padre José. Em seguida, ocorreu uma roda de conversa conduzida pelo assessor especial de Políticas Públicas, Rayner Saint Clair, promovendo um espaço de escuta, diálogo e troca entre os participantes.
O vice-prefeito Joelzinho, compartilhou sua vivência pessoal ao ter ao seu lado uma professora de apoio. “Conviver com alguém que trabalha diariamente com crianças com deficiência me fez enxergar de perto o valor desse trabalho. É muito mais que ensinar, é acolher com amor, com dedicação, com paciência. É um trabalho de transformação”, destacou.
A secretária Márcia de Paula também reforçou, em sua fala, a importância da formação continuada dos profissionais da Educação e reafirmou o compromisso da gestão municipal com uma escola inclusiva. “A inclusão exige preparo, exige escuta, exige empatia. E nossa missão, enquanto gestores, é garantir os meios para que todos os nossos alunos aprendam e sejam respeitados em sua singularidade”, afirmou.
Machado se destaca na região por manter o NIFE – Núcleo de Inclusão e Formação em Educação, que atua diretamente na formação de professores, no acompanhamento das crianças e de estratégias inclusivas nas escolas da rede municipal. O núcleo, inclusive, teve participação ativa na organização do seminário.
Ao longo do evento, a presença de intérpretes de Libras garantiu acessibilidade a todos os participantes, reforçando o compromisso com a inclusão em todos os níveis.
A secretária Márcia de Paula encerrou o seminário com uma fala de agradecimento a todos os presentes e parceiros envolvidos. Em seguida, foram realizados sorteios de brindes oferecidos por patrocinadores, como Soluções Moderna e Aprova Brasil, DESK Mobiliários, ÁPICE Produções, C3 Tech e outras empresas da região. O encerramento foi marcado por uma gostosa canjicada, preparada com carinho pela equipe de Nutrição da Secretaria de Educação.
Mais do que um evento formativo, o seminário reafirmou o compromisso da cidade de Machado com uma educação humanizada, democrática e para todos. Segundo a organização, a intenção é que o encontro entre na agenda oficial de eventos educacionais da cidade, ampliando ainda mais as parcerias e o impacto positivo nas práticas escolares.






Fotos: Divulgação | PMM