Skip to content

Marco Histórico: Ministra de Estado do Brasil virá a Machado, MG para conhecer Festa de São Benedito e reconhecer congadas como patrimônio cultural do Brasil

Ministra Macaé Evaristo estará no dia 22 de agosto em Machado durante a 109ª Festa de São Benedito.

Por Mariana Damásio

A Ministra de Estado do Brasil dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Maria Evaristo dos Santos, confirmou presença na 109ª edição da centenária Festa de São Benedito de Machado. Macaé Evaristo vem a Machado para conhecer os festejos de São Benedito e suas potentes congadas formadas por 28 grupos culturais de origem afro-brasileira, sendo 18 grupos de congadas adultos, 5 congadas mirins e 5 congadas infanto-juvenil ensinadas na rede pública de municipal, estadual e de educação especial do município do Sul de Minas. A ministra vem representar o Governo Federal e entregará a cada grupo de congada o certificado de registro como patrimônio cultural brasileiro a partir de deliberação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), órgão do Governo Federal que reconheceu no mês de junho os Reinados, Congados e Congadas como patrimônio cultural imaterial do Brasil, tendo o município de Machado como uma das referências nacionais.

Na oportunidade, Macaé Evaristo será também homenageada pelo prefeito Maycon William da Silva com o Prêmio do Patrimônio Cultural instituído através da lei nº 2.755/2017 sendo coroada simbolicamente junto às congadas de Machado “Rainha Benemérita das Congadas de Machado, Minas Gerais”. A Câmara Municipal através do decreto legislativo nº 31/2025 de autoria da vereadora e professora Dirce Alves concederá por meio do poder legislativo municipal o título de cidadã machadense, a ministra Macaé Evaristo que é mineira de São Gonçalo do Pará, na região centro-oeste e prima da conceituada escritora Conceição Evaristo.

Macaé foi vereadora, deputada e a primeira mulher negra a ocupar os cargos de secretária de Educação de Belo Horizonte (2005 a 2012) e de Minas Gerais (2015 a 2018). Ela também atuou como secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC), desde setembro de 2024 tornou-se ministra dos direitos humanos e da cidadania, nomeada, pelo presidente, Luiz Inácio Lula da Silva. Seu trabalho a frente do ministério tem se destacado em prol da população mais vulnerável como população negra e quilombola, refugiados, indígenas, comunidade LGBTQIA+, pessoa idosa, pessoa com deficiência e toda pauta de violação de direitos humanos no Brasil e promoção da cidadania.

“Será a primeira vez na história da centenária Festa de São Benedito de Machado que os festejos que celebram o santo cozinheiro e as congadas receberão uma ministra de estado do Brasil”, explica João Alexandre Moura, secretário de Cultura e Turismo de Machado.

Além da presença da ministra Macaé Evaristo são esperados a presença de diversas lideranças de movimentos sociais ligados a defesa dos direitos humanos, da população negra, prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, secretários de cultura, agentes culturais e lideranças de movimentos culturais de todo estado de Minas Gerais. Os dois ternos de Nossa Senhora do Rosário e a Congada Afrojovem se apresentam para a ministra após a novena a partir das 20h na praça de São Benedito, todos os capitães e representantes de congadas de Machado são aguardados para receberem a certificação de patrimônio cultural brasileiro.

Fotos: Divulgação

Conteúdo Relacionado

FERRAZ SANTOS – PROPAGANDA, PUBLICIDADE E MARKETING
CNPJ: 35.182.743/0001-04

Todos os direitos reservados.