Por Redação | Portal A Gazeta RM
A Prefeitura de Maria da Fé (MG) confirmou, nesta quinta-feira (10), a primeira morte por febre amarela no município. A vítima é um homem de 72 anos, que faleceu no dia 28 de março. Este é o quinto óbito confirmado na região do Sul de Minas durante o atual período de monitoramento da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que teve início em julho de 2024 e segue até junho de 2025.
Segundo a SES-MG, com o novo caso, o número total de infecções confirmadas pela doença no estado chega a 11 — todos concentrados no Sul de Minas. Dos casos registrados, apenas uma das pessoas infectadas havia sido vacinada contra a febre amarela.
Distribuição dos casos confirmados:
- 1 caso em Itapeva
- 1 caso em Cambuí
- 1 caso em São Lourenço (óbito)
- 1 caso em Poços de Caldas
- 1 caso em Maria da Fé (óbito)
- 2 casos em Pouso Alegre (1 óbito)
- 3 casos em Extrema (2 óbitos)
- 1 caso de morte em morador de Campinas (SP), com provável infecção em Monte Sião
Diante da confirmação, a Prefeitura de Maria da Fé anunciou a realização de um mutirão de vacinação contra a febre amarela neste sábado (12), das 8h às 16h, com pontos de atendimento em frente ao campo de futebol e na Secretaria Municipal de Saúde.
Ainda na sexta-feira (11), foi localizado um macaco morto no bairro Pintos Negreiros, em Maria da Fé. A Secretaria de Saúde acionou equipes para o recolhimento do animal, que será encaminhado para análise na Gerência Regional de Saúde (GRS) em Pouso Alegre. A prefeitura reforça que a população deve comunicar imediatamente às autoridades caso encontre outros animais mortos, especialmente primatas, que também são vítimas do vírus e servem como sentinelas para vigilância da doença.
A GRS de Pouso Alegre alerta que a vacina contra a febre amarela está disponível em todas as unidades de saúde da região, e reforça a importância da imunização para toda a população, especialmente em áreas com registros recentes.
Em Poços de Caldas, o paciente de 36 anos diagnosticado com febre amarela segue internado na UTI da Santa Casa. De acordo com boletim da unidade hospitalar, o homem apresenta evolução clínica positiva e deve ser transferido para o quarto em breve, embora ainda não haja previsão de alta.
Esse foi o primeiro caso confirmado de febre amarela em humanos na história de Poços de Caldas. A suspeita é de que a contaminação tenha ocorrido dentro do próprio município, em janeiro, após o vírus ser identificado em um macaco encontrado morto em área de mata no bairro Jardim dos Estados.
As autoridades de saúde seguem em alerta e pedem colaboração da população para ampliar a cobertura vacinal e comunicar qualquer sinal suspeito relacionado à febre amarela.
Foto: Rodrigo Nunes/MS