Por Redação | Porta A Gazeta RM
A missão institucional da Associação dos Municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte (AMVALE) na Índia consolidou avanços nas relações internacionais, abriu diálogos técnicos e potencializou oportunidades de cooperação entre a região e instituições indianas em políticas públicas, sustentabilidade, inovação urbana e desenvolvimento regional.
O prefeito de Piquete (SP), Rômulo Kazimierz Luszczynski, ‘Rominho’ que integra a missão, expressou sua gratidão às autoridades indianas pela receptividade e destacou que a experiência reforça a projeção internacional do Vale do Paraíba. Luszczynski agradeceu de forma especial à prefeita de Lucknow, Sushma Kharkwal, e à sua equipe pelo acolhimento e pelas conversas abertas ao diálogo.
Segundo o prefeito, a missão tem por objetivo conhecer experiências bem-sucedidas em áreas como inovação urbana, economia circular, gestão sustentável e políticas públicas eficazes, com o propósito de identificar soluções aplicáveis à realidade dos municípios brasileiros. A agenda incluiu encontros técnicos e visitas institucionais que possibilitaram trocas de conhecimento e aproximação entre iniciativas públicas e privadas.
Durante a missão, a comitiva visitou Lucknow, uma das principais cidades da Índia, conhecida pelos recentes avanços em iniciativas de economia circular e projetos de gestão sustentável de resíduos. A experiência permitiu conhecer de perto práticas integradas de sustentabilidade, incluindo empresas e modelos de gestão que podem inspirar políticas públicas no Vale do Paraíba.
A delegação também teve contato com organizações indianas especializadas em soluções sustentáveis. A Índia, por meio de políticas públicas como o Swachh Bharat Mission (Missão Limpa Índia), tem promovido parcerias público-privadas para a melhoria da gestão de resíduos, combinando participação do setor privado com estratégias municipais e nacionais de sustentabilidade e economia circular. Este modelo tem sido aplicado em iniciativas como o estabelecimento de plantas de processamento de resíduos verdes em regime de PPP, transformando resíduos em recursos e promovendo soluções ambientais eficientes.
A missão também avançou em negociações para o desenvolvimento de um projeto de Parceria Público-Privada (PPP) estimado em cerca de R$ 1 bilhão, voltado à modernização da gestão de resíduos sólidos e ao fortalecimento de políticas de desenvolvimento sustentável no Vale do Paraíba, conforme relato da comitiva. As tratativas envolvem potenciais investimentos que combinam tecnologia, gestão e soluções ambientais.
Outro ponto da agenda do prefeito Rômulo Luszczynski foi a articulação de futuras parcerias no setor de turismo, com foco especial em incluir cidades do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em rotas turísticas internacionais, com destaque para o turismo religioso.
Estão entre os destinos prospectados para inclusão em roteiros internacionais:
– Aparecida (SP), principal centro de peregrinação religiosa do Brasil;
– Piquete (SP), com o Santuário de São Miguel;
– Guaratinguetá (SP) e o legado de Frei Galvão;
– Cachoeira Paulista (SP), com a presença da Comunidade Canção Nova.
O planejamento aponta a Índia – país mais populoso do mundo – como mercado com enorme potencial de turismo religioso e cultural, capaz de impulsionar o fluxo de visitantes para o Vale do Paraíba, ampliando a visibilidade internacional dos atrativos da região.
A missão da AMVALE ocorre em um momento de intensificação das relações entre Brasil e Índia. Está em curso uma agenda bilateral maior, incluindo missões oficiais do governo brasileiro com foco em comercio, investimentos, geração de empregos e cooperação em áreas estratégicas, fortalecendo a Parceria Estratégica Brasil-Índia, estabelecida em 2006. Recentemente, o vice-presidente do Brasil liderou uma missão multissetorial à Índia para ampliar o comércio bilateral e atrair investimentos, alinhada aos compromissos firmados entre os governos dos dois países, que preveem metas ambiciosas de intercâmbio econômico e cooperação técnica.
Ao final da missão, a AMVALE destacou que as experiências vividas e os contatos estabelecidos contribuem para inserir a região em uma agenda internacional de cooperação, com foco em inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico. As ações promovem a valorização do Vale do Paraíba no cenário global e ampliam perspectivas de parcerias que podem resultar em benefícios concretos para os municípios que compõem a associação.
A AMVALE congrega 39 municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, entre eles Piquete, Guaratinguetá e outros importantes centros urbanos e turísticos da região.



Fotos: Arquivo pessoal




