Por Mariana Damásio
A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação e do Núcleo de Inclusão e Formação em Educação (NIFE), em parceria com o Programa de Educação Previdenciária (PEP), realizou na manhã desta sexta-feira (15), na Câmara Municipal de Machado, uma palestra voltada ao esclarecimento sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A apresentação foi conduzida por Luciana Coimbra da Cunha Afonso, servidora analista de Seguro Social e assistente social da Agência da Previdência Social de Poços de Caldas, que abordou em detalhes o funcionamento e os critérios para acesso ao benefício.
Previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), o BPC garante um salário mínimo mensal a pessoas com deficiência e idosos com 65 anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção, nem de tê-la provida por sua família.
O evento contou com a presença do vice-prefeito Joel Nogueira, de Pollyani Signoretti Gambi Nannetti (representante do NIFE), Elidiane (representando o APSE e a AMACA), da diretora pedagógica do Ensino Fundamental, Thalita Marine Carvalho, dos vereadores Messias Ferreira (Melão), Reinal Conti (Canela), Ivanize Mendes e Gélica Bianchini, além de membros do NIFE, representantes da Educação Especial de Campestre e da Assistência Social de Poço Fundo.
O NIFE tem como propósito atender alunos com necessidades educacionais especiais, oferecendo serviços e suporte técnico-pedagógico. O núcleo conta com salas específicas para atendimento interdisciplinar, envolvendo áreas como psicologia, pedagogia, assistência social, fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia, e funciona como um espaço de qualificação profissional e troca entre educadores gerais, pedagógicos e especializados
A iniciativa reforça o compromisso da Administração Municipal com a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e informada sobre seus direitos, promovendo a cidadania e o acesso às políticas públicas.
Foto: Divulgação




