Por Andrea Moroni

A Paróquia Santo Antônio, em Guaratinguetá (SP) – cidade reconhecida como destino de fé e peregrinação, por ser o local onde Frei Galvão foi batizado e celebrou sua primeira missa — lançou, no dia 08 de fevereiro (domingo), a campanha permanente “Coração da Nossa História”.
Mais do que uma ação pontual de restauro da Igreja Matriz, a campanha nasce como um compromisso permanente, sustentado pelos Devotos de Santo Antônio, com o objetivo de cuidar de tudo aquilo que mantém viva a missão evangelizadora da Igreja, em um território que recebe fiéis e peregrinos de diversas regiões do país.
A campanha contempla ações de preservação do patrimônio histórico, fortalecimento da vida litúrgica, acolhida aos peregrinos, comunicação evangelizadora e melhoria contínua dos serviços pastorais, permanecendo aberta às necessidades que possam surgir no futuro.
Inspirada pelo legado espiritual de Frei Galvão, a campanha “Coração da Nossa História” reafirma o papel da Paróquia Santo Antônio como espaço vivo de fé, memória e missão, conectando passado, presente e futuro.

A Paróquia criou uma comissão permanente de patrimônio, que tem como lema ‘Juntos Preservamos a Fé, a História, a Arte e a Cultura”. Fazem parte da comissão, além do Pároco, Padre Aloísio Motta, Ana Cristina Canettieri, escritora; Anderson Abreu, professor; Cristiana Cavaterra, restauradora; Nazaré Lopes, empresária; Paulo Neves, produtor cultural.
Entre os projetos prioritários da comissão estão o restauro das patologias identificadas na alvenaria do prédio; nas pinturas decorativas internas e nas esculturas sacras; restauro do órgão de tubos.
Para a comissão, o objetivo é resgatar a originalidade das estruturas arquitetônicas, das esculturas sacras e do órgão de tubos. “Essas iniciativas contam com a colaboração de toda a nossa comunidade, envolvendo cada um de nós no fortalecimento da consciência coletiva sobre nossas memórias, identidade e história. ”
Revitalização espiritual e pastoral – Dentro da proposta da campanha, o Pároco, Padre Aloísio Motta cita ainda a necessidade da revitalização espiritual e pastoral da matriz.
“Essa revitalização inclui o atendimento de qualidade aos devotos através da parceria com os freis do Santíssimo Sacramento; do cadastro e acompanhamento online dos fieis; do aumento no número de missas semanais; da ampliação dos horários de confissões; volta da benção dos pães de Santo Antônio”, explicou o Padre.
Foto: Divulgação




