Skip to content

Portal A Gazeta RM obtém áudio atribuído a adolescente baleado pela GCM em Cruzeiro, SP; conteúdo cita disputas e nomes ligados a ocorrências

Gravação, à qual o portal teve acesso, contém trechos de difícil compreensão e menções a possíveis conflitos entre jovens; conteúdo deverá ser confrontado com as investigações e informações oficiais

Por Redação | Portal A Gazeta RM

O Portal A Gazeta RM teve acesso a um áudio atribuído ao adolescente apreendido após ser baleado durante uma ocorrência envolvendo a Guarda Civil Municipal (GCM) de Cruzeiro, na tarde de sábado (29).

Na gravação, o jovem faz declarações sobre supostas disputas, agressões e conflitos envolvendo outras pessoas. O conteúdo, no entanto, apresenta diversos trechos de difícil compreensão, o que exige cautela na interpretação das falas e na atribuição de eventual responsabilidade criminal ou infracional.

A autenticidade, a data da gravação, o contexto em que o áudio foi produzido e a identidade das pessoas mencionadas são pontos que precisam ser devidamente confirmados pelas autoridades responsáveis pelas investigações.

O caso ganhou repercussão após a apreensão do adolescente, que, segundo informações divulgadas anteriormente pela Secretaria Municipal de Segurança de Cruzeiro, tinha mandados de busca e apreensão em aberto e era considerado foragido de uma unidade da Fundação CASA.

Durante a ocorrência, ele foi atingido por disparos de arma de fogo efetuados por agentes da GCM. De acordo com a versão divulgada pela corporação, os guardas teriam percebido um objeto semelhante a uma arma na cintura do adolescente e interpretado um movimento feito por ele como uma tentativa de sacar o objeto.

Posteriormente, foi constatado que se tratava de um simulacro de pistola.

O adolescente foi socorrido, encaminhado à Santa Casa de Cruzeiro e passou por cirurgia. Conforme a informação mais recente divulgada sobre seu estado de saúde, ele passa bem.

Áudio menciona suposta disputa

Em um dos trechos que podem ser compreendidos na gravação, o adolescente faz referência ao que aparenta ser uma disputa envolvendo um ponto de venda de drogas, utilizando uma expressão popularmente conhecida como “biqueira”.

Em razão da baixa qualidade e da falta de clareza de parte do áudio, a reportagem não reproduz integralmente todas as frases como se fossem declarações plenamente compreensíveis ou confirmadas.

Em determinado momento, a fala atribuída ao adolescente sugere que teria ocorrido um conflito após pessoas tentarem tomar um local que ele menciona durante a gravação.

Outros trechos fazem referência a agressões e a possíveis confrontos entre diferentes pessoas. As declarações, isoladamente, não permitem estabelecer com segurança a dinâmica dos fatos, os locais mencionados ou a identidade de todos os envolvidos.

Menção a Emílio e ao caso de Kauê Henrique

Durante o áudio, há uma menção ao nome “Emílio” e, em outro momento, uma referência a Kauê Henrique Silva Barbosa dos Santos, de 16 anos.

Em um trecho da conversa, é feita uma pergunta sobre a possível participação de uma pessoa identificada como Emílio na morte de Kauê. A resposta atribuída ao adolescente, entretanto, contém passagens truncadas e de difícil interpretação.

Por esse motivo, o Portal A Gazeta RM não apresenta o conteúdo da gravação como confirmação de autoria, participação ou confissão relacionada à morte do adolescente.

Qualquer eventual ligação entre as declarações presentes no áudio e ocorrências investigadas pelas autoridades precisa ser oficialmente confirmada no curso dos procedimentos policiais e judiciais.

A reportagem busca informações junto às autoridades competentes para esclarecer se os fatos e os nomes mencionados na gravação têm relação com investigações em andamento na região.

Caso deve ser confrontado com investigações oficiais

A obtenção de um áudio por um veículo de comunicação não substitui o trabalho de investigação realizado pelas autoridades.

Para que as declarações tenham relevância dentro de um procedimento oficial, é necessário verificar, entre outros pontos, a origem da gravação, sua integridade, o contexto em que foi produzida e a identidade da pessoa que aparece falando.

Também é necessário estabelecer se as falas se referem a fatos reais, a acontecimentos já investigados ou a situações descritas de forma imprecisa pelo interlocutor.

O conteúdo será confrontado com os dados eventualmente existentes em inquéritos policiais, procedimentos envolvendo adolescentes e demais apurações conduzidas pelas autoridades.

Adolescente é investigado em outras ocorrências

Conforme informações divulgadas anteriormente pela Secretaria Municipal de Segurança, o adolescente apreendido no sábado também é investigado por possível envolvimento em outras ocorrências registradas em Cruzeiro.

Entre os casos mencionados pelas autoridades está a investigação sobre a morte de Márcio, conhecido como “Pardal”, ocorrida após agressões registradas em abril de 2026.

Márcio sofreu ferimentos graves e permaneceu internado por aproximadamente cinco dias. Ele morreu em 10 de abril de 2026.

O adolescente apreendido aparece entre as pessoas investigadas no caso, conforme informações divulgadas anteriormente. A investigação, entretanto, ainda é responsável por esclarecer as circunstâncias dos fatos e a eventual participação individual de cada envolvido.

A condição de investigado não representa responsabilização definitiva.

Por se tratar de adolescente, eventual conduta equivalente a crime é analisada juridicamente dentro das normas previstas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como ato infracional análogo à infração penal correspondente.

GCM apreendeu adolescente após perseguição

A ocorrência de sábado teve início durante atividades realizadas no INSA Oratório, em Cruzeiro.

Segundo a Secretaria Municipal de Segurança, equipes da GCM receberam informações sobre a presença do adolescente no local, acompanhado de um primo.

Ainda conforme a versão divulgada pela corporação, os agentes receberam informações de que o jovem poderia estar armado.

Ao perceberem a aproximação das equipes, os adolescentes teriam iniciado uma fuga.

Durante a perseguição, um deles foi atingido por um dispositivo de incapacitação neuromotora, mas conseguiu continuar correndo, segundo o relato oficial.

Na sequência, ocorreu a intervenção com disparos de arma de fogo.

Mesmo ferido, o adolescente teria continuado a fuga e seguido em direção a uma edícula. Segundo as informações divulgadas, ele subiu sobre o telhado da construção, mas caiu após o rompimento das telhas.

Após ser alcançado, ele foi contido pelos agentes.

O objeto localizado com o adolescente foi posteriormente identificado como um simulacro de pistola, segundo a GCM.

Primo também foi apreendido

O primo que acompanhava o adolescente também foi apreendido durante a ocorrência.

Conforme as informações divulgadas pela Guarda Civil Municipal, ele teria resistido à abordagem e se envolvido em confronto físico com integrantes da equipe.

As circunstâncias relacionadas à abordagem e à conduta atribuída aos envolvidos deverão ser analisadas pelas autoridades competentes.

Portal busca esclarecimentos

O Portal A Gazeta RM busca informações adicionais para esclarecer o conteúdo do áudio e sua possível relação com casos investigados em Cruzeiro e região.

A reportagem também busca confirmação oficial sobre os nomes mencionados na gravação, as ocorrências às quais as falas possivelmente se referem e a existência de procedimentos relacionados aos fatos citados.

Por envolver adolescentes e investigações em andamento, a divulgação das informações observa os limites legais relacionados à identificação de menores de idade e à proteção prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente.

A matéria poderá ser atualizada assim que houver novos posicionamentos oficiais da Polícia Civil, da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), da Guarda Civil Municipal, do Ministério Público, do Poder Judiciário ou de outras autoridades responsáveis pelas apurações.

O espaço permanece aberto para manifestação das autoridades e das partes citadas, caso desejem apresentar esclarecimentos sobre os fatos mencionados.

Foto/Vídeo: Reprodução

Conteúdo Relacionado