Por Redação | Portal A Gazeta RM
A Prefeitura de Lorena instituiu, por meio da Lei nº 4.234, de 29 de outubro de 2024, o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) no município. Trata-se de uma estrutura organizacional que visa promover uma abordagem mais eficaz e coordenada na segurança pública, permitindo que diferentes órgãos de segurança trabalhem de forma integrada.
O objetivo é melhorar a resposta a ocorrências e situações de crise, além de evitar a sobreposição de ações dos entes municipais, estaduais e federais. A iniciativa também visa o planejamento e monitoramento conjuntos de estratégias e programas voltados à prevenção e ao combate à violência e criminalidade em Lorena.
O Gabinete será composto por representantes da Secretaria Municipal de Segurança, Guarda Civil Municipal, Polícia Civil, Delegacia de Defesa da Mulher, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Rodoviária Federal, Poder Judiciário e Ministério Público. Esses órgãos operarão por consenso e sem hierarquia entre as corporações, respeitando a autonomia de cada instituição.
Na prática, serão realizadas reuniões periódicas para a apresentação de demandas, a partir das quais os órgãos atuarão para enfrentar os problemas levantados, cada um em sua esfera de competência. O resultado esperado é uma resposta mais coordenada e eficaz, que atenda às necessidades da população de forma ágil.
Nesse contexto, o Ministério Público e o Poder Judiciário também terão um papel importante, norteando as ações das forças de segurança para garantir a boa execução das atividades e atuar em relação às infrações penais ou administrativas que surgirem.
O Gabinete de Gestão Integrada será vinculado diretamente ao Gabinete do Prefeito Municipal, que proporcionará suporte administrativo, financeiro e operacional para as ações do GGI, visando a definição coletiva das prioridades de ação e o aprimoramento das estratégias de segurança pública no município.
Foto: Divulgação | PML