Por Juliana Kenia
Na quinta-feira, 28 de novembro, a Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Segurança, promoveu a primeira reunião de trabalho do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). Criado em outubro deste ano, o GGI pretende promover uma abordagem mais eficaz e coordenada na segurança pública, permitindo que diferentes órgãos da área trabalhem de forma integrada para enfrentar desafios, bem como melhorar a gestão e a percepção de segurança da comunidade lorenense.
A reunião teve como foco a apresentação da estrutura do GGI, explicando seus objetivos e as atribuições de cada membro. Foram definidos o coordenador geral, o coordenador executivo e o assessor de coordenação, e discutido o decreto que regulamentará as atividades do Gabinete, que será assinado pelo prefeito. Durante o encontro, foi abordada a importância do GGI para o ordenamento urbano e a gestão de políticas públicas, especialmente no que se refere à redução de índices criminais.
O GGI também deve envolver outros órgãos quando necessário, visando um esforço conjunto para enfrentar os desafios da segurança pública.
Em relação aos indicadores de criminalidade, foi destacado que Lorena apresentou uma diminuição de 38% nos homicídios, em comparação ao mesmo período do ano passado, o que reflete o trabalho conjunto das autoridades locais na segurança pública.
A reunião contou com a presença do Vice-prefeito Humberto Ballerini e foi aberta pelo Secretário de Segurança, Cel. Marcos Oliveira. Em seguida, discursaram o promotor de Justiça Raphael Braga e o representante da Delegacia Seccional de Guaratinguetá, Marcelo Cavalcante.
Também participaram do evento o comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI), tenente-coronel Claudio Yuri Chaves da Silva, e representantes de diversas entidades, como a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e membros da Secretaria de Segurança.
A próxima reunião do GGI está prevista para janeiro de 2024, quando novos assuntos serão discutidos, visando continuar avançando na implementação de políticas públicas para melhorar a segurança da cidade.
A criação do GGI faz parte de um conjunto de ações que vêm trazendo bons resultados para a área de segurança em Lorena. A gestão municipal está comprometida em buscar soluções que trarão resultados no curto e médio prazo.
Foto: Divulgação | PML