Skip to content

Prefeitura de Machado, MG utiliza drones para identificar focos da dengue e reforçar ações de prevenção

Por Mariana Damásio

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, deu início nesta terça-feira (07) a uma importante ação de monitoramento aéreo com o uso de drone para identificar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A iniciativa tem como objetivo auxiliar o trabalho dos agentes de endemias, ampliando a capacidade de mapeamento e prevenção em toda a cidade. A primeira etapa do sobrevoo contemplou o bairro Jardim das Oliveiras, Jardim Nova Machado, Nova Era, Parque das Palmeiras, Jardim dos Funcionários, Jardim Novo Milênio, São Geraldo e Bom Recanto. Ainda serão realizadas mais duas etapas ao longo do ano, o trabalho será estendido para diversas regiões.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o uso da tecnologia reforça o compromisso da Administração Municipal em investir em ações inovadoras de vigilância e prevenção. “Com o drone, conseguimos identificar rapidamente áreas com risco de acúmulo de água e agir de forma mais eficiente, garantindo mais segurança à população”, destacou a equipe técnica.

A Prefeitura reforça o pedido de colaboração dos machadenses para manter quintais e terrenos limpos, eliminando recipientes que possam acumular água parada. “Cada um pode contribuir para que juntos possamos proteger nossa cidade”, reforçou o Secretário de Saúde, Raphael Caixeta.

Todas as imagens captadas respeitam integralmente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Informações pessoais, como rostos de pessoas, placas de veículos ou dados que não estejam relacionados ao objetivo da ação, não são registradas nem utilizadas.

Fotos: Divulgação | PMM

Conteúdo Relacionado