Skip to content

Prefeitura de Porto Real e Estado do Rio de Janeiro avançam em parceria para o Programa Esportivo Infanto-Juvenil

Projeto visa oferecer atividades esportivas integradas com educação para crianças e adolescentes do município

Por Redação | Porta A Gazeta RM

A Prefeitura de Porto Real (RJ) avançou no fortalecimento das políticas públicas voltadas ao esporte ao receber, nesta semana, o Coordenador Regional da Secretaria de Esporte do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Fernandes, em visita oficial que marcou a formalização de uma parceria entre o município e o Governo do Estado para a implantação de um programa esportivo voltado a crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. A informação foi divulgada pelas redes sociais oficiais da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL).

O programa a ser implementado tem como foco incentivar a prática esportiva aliada à educação, promovendo oportunidades de atividade física regular para crianças e adolescentes da cidade. Como parte da iniciativa, serão disponibilizados equipamentos e vestuário esportivo adequados aos participantes, incluindo, conforme divulgado, uniformes, chuteiras e caneleiras, com objetivo de estruturar a participação nas atividades.

Segundo a Prefeitura, o programa também pretende atuar como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento integral dos jovens, integrando a prática esportiva ao cotidiano escolar e comunitário. A SMEL é responsável por formular e executar programas esportivos no município, além de promover atividades físicas e recreativas para a população, e agora passa a implementar o novo projeto em cooperação com a esfera estadual.

A iniciativa é resultado de um trabalho conjunto entre as secretarias municipais envolvidas, reforçando o compromisso da gestão com políticas públicas que ampliam oportunidades e incentivam práticas saudáveis entre as faixas etárias atendidas. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), liderada pelo secretário Carlinho Tchaia, junto às secretarias de Desenvolvimento, Trabalho e Renda, e de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, participou das tratativas e da recepção ao representante estadual.

A Prefeitura enfatiza que a parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro permitirá ampliar a oferta de atividades esportivas no município e oferecer mais estrutura para crianças e adolescentes que desejam praticar esportes em ambiente organizado, com acompanhamento técnico e materiais necessários.

Além dessa ação, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Porto Real já realiza inscrições e atividades esportivas variadas no município, envolvendo modalidades como handebol, basquete, futsal, vôlei e futebol, entre outras, em parcerias com a comunidade e espaço público local.

A Prefeitura destaca que a implantação do programa esportivo será acompanhada de um plano de execução com cronograma de atividades e datas de início das turmas, e que mais informações serão divulgadas em canais oficiais à medida que os detalhes forem definidos.

A expectativa da administração é que a medida contribua para a promoção da saúde, educação e integração social dos jovens, por meio do acesso ampliado a práticas esportivas regulares e estrutura adequada para o desenvolvimento das atividades.

Foto: Divulgação | PMPR

Conteúdo Relacionado