Skip to content

Projeto “Direita Livre” (Fluir), do vereador Apolinário é aprovado na Câmara de São José dos Campos, SP

Por Assessoria de Imprensa

Nesta quinta-feira (2), foi aprovado por ampla maioria, na Câmara Municipal de São José dos Campos, o PROJETO DIREITA LIVRE (FLUIR), do vereador Claudio Apolinario.

Esse projeto visa melhorar o fluxo do trânsito na cidade, que tem tido um crescimento significativo na circulação de veículos, provocando lentidão e engarrafamento em certos períodos.

O Programa Fluir – Direita Livre quer modernizar o trânsito da cidade, permitindo que motoristas realizem conversões à direita em semáforos com sinal vermelho, desde que haja sinalização adequada e condições técnicas seguras.

Inspirado em modelos internacionais adotados em países como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, China e Coreia do Sul, o programa segue o que já está previsto no artigo 44-A do Código de Trânsito Brasileiro.

“A ideia é simples: melhorar o fluxo, reduzir o tempo parado no trânsito e tornar São José uma cidade mais eficiente. Sempre com responsabilidade e segurança, especialmente para o pedestre.”, explica o vereador Apolinario.

O projeto estabelece diretrizes claras:

● Conversão livre à Direita em locais tecnicamente viáveis;

● Respeito total à segurança dos pedestres e ciclistas;

● Sinalização horizontal e vertical específica. Além disso, o texto prevê ações de orientação e conscientização da população, para que todos compreendam como a conversão à Direita livre vai funcionar na prática.

“Meu objetivo com o Direita Livre foi respeitar o tempo das pessoas e modernizar a cidade sem abrir mão da segurança. Se somos uma Cidade inteligente, precisamos de um trânsito mais inteligente.”, finaliza Apolinario.

São José dos Campos possui uma frota de 508 mil veículos registrados, o que proporciona um trânsito cada vez mais lento. Se não forem tomadas providências para amenizar os efeitos, em pouco tempo a qualidade de vida tão cara aos munícipes será perdida.

Com esse projeto o vereador pretende obter, a curto e médio prazo: redução dos congestionamentos; otimização dos deslocamentos; tempo reduzido no tráfego; menor emissão de poluentes; uso racional da estrutura viária e agilidade para ambulâncias, ônibus e serviços essenciais.

Com a aprovação dos vereadores, o projeto segue para implementação do Executivo, que realizará os estudos técnicos necessários para efetivação.

Foto: Divulgação

Conteúdo Relacionado