Deputado reúne vereadores do Vale do Paraíba com secretária estadual de Meio Ambiente e presidente da Sabesp
Por José Carlos de Faria
O presidente da Sabesp, Carlos Piani, afirmou na semana passada (04), em reunião com o deputado estadual Rafa Zimbaldi (União Brasil) e Natália Resende, secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo de São Paulo (Semil), que os casos de aumento de valor na conta após a troca do hidrômetro nos municípios da região do Vale do Paraíba serão tratados com revisão pela média histórica de consumo do imóvel.
“Isso significa que a cobrança será feita pela média dos últimos meses, ou seja, no período de 30 dias as famílias poderão rever junto com a Sabesp o real valor do consumo. Essa união de esforços mostra que, quando trabalhamos juntos, conseguimos garantir soluções concretas para a população”, afirma o deputado estadual Rafa Zimbaldi.
A reunião organizada pelo deputado Rafa Zimbaldi e Natália Resende com o presidente da Sabesp reuniu vereadores dos municípios de Taubaté, Campos do Jordão, Canas, Santa Branca, Bananal, Santo Antônio do Pinhal, Pindamonhangaba, Lorena e Caçapava.
“Quero parabenizar o presidente da Sabesp, Carlos Piani, pela sensibilidade em atender essa demanda, e reconhecer o trabalho da secretária Natália Resende, que esteve ao meu lado nessa articulação. Os vereadores aqui reunidos estão representando todas as cidades não só do Vale do Paraíba, mas também da Serra da Mantiqueira e Litoral Norte”, completou Rafa Zimbaldi.
Parcelamento de dívidas nas contas de consumo O deputado Rafa Zimbaldi também agradeceu à secretária Natália Resende o atendimento ao pedido dos vereadores sobre a possibilidade de parcelamento de dívidas das famílias nas contas de consumo da Sabesp.
Para as contas em atraso está em estudo a autorização pela Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) do parcelamento diretamente na conta de consumo, facilitando a gestão financeira das pessoas.
“Muitas famílias em dificuldades financeiras terminam recorrendo a empréstimos para quitar contas em atraso, mas isso termina criando um outro problema financeiro para elas”, destacou Rafa Zimbaldi.
Outro ponto destacado foi o desconto das contas de consumo das famílias que são beneficiadas pela tarifa social. Hoje, no Vale do Paraíba, são 58 mil beneficiadas. Para ser incluída e ter desconto de até 78% na conta de consumo, a família precisa estar cadastrada no CadÚnico.
Demandas do Vale para a Sabesp
Durante o encontro na sede da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo de São Paulo (Semil), os vereadores apresentaram uma carta contendo demandas encaminhadas à Sabesp:
● Adoção de mecanismos de decisão local, especialmente nos municípios mais populosos do Vale do Paraíba.
● Criar canais de relacionamento.
● Desburocratizar processos.
● Garantir transparência nos índices de desempenho do serviço.
● Proteção do direito ao saneamento básico como serviço social.
● Implementar políticas públicas que assegurem o caráter social do saneamento, não apenas financeiro.
● Priorizar áreas vulneráveis ou historicamente afetadas pela precariedade do serviço.
● Isenção e revisão de contas com aumento de consumo após troca de hidrômetro.
● Aplicar cobrança pela média anterior.
● Realizar exame predial e aferição automática do hidrômetro sem custo ao consumidor.
● Realização de audiência pública conjunta
A secretária Natália Resende, acompanhada de técnicos da Semil, destacou que a pasta dará toda atenção às demandas apresentadas pelos vereadores e reforçou que a comunicação sobre temas relacionados à Sabesp é analisada por um comitê que reúne vereadores do Vale do Paraíba, técnicos da Semil e da Sabesp.
Durante a reunião, o presidente da Sabesp destacou que a região vai receber uma agência móvel da Sabesp como forma de acelerar os atendimentos dos consumidores com problemas relacionados à prestação de serviços e aumento das contas de consumo.
Foto: Divulgação




