Skip to content

Trump afirma ter tido “química excelente” com Lula em discurso na ONU e anuncia encontro para próxima semana

Presidente dos EUA destaca breve diálogo com presidente brasileiro e sugere reunião bilateral; divergências diplomáticas permanecem

Por Redação | Porta A Gazeta RM

Durante seu discurso nesta terça-feira (23) na 80ª Assembleia Geral da ONU, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que teve uma “química excelente” com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, após um breve encontro nos bastidores do evento. Trump disse que os dois se verão na próxima semana.

Segundo Trump, o encontro relâmpago se deu enquanto ele entrava e Lula saia da plenária. Eles teriam se abraçado e combinado uma reunião para a semana seguinte.

Apesar do tom amigável desse episódio, o presidente americano criticou medidas e políticas do Brasil em seu discurso, mencionando tarifas que, segundo ele, foram impostas injustamente pelo país sul-americano. Nesse contexto, ele também reiterou que os Estados Unidos responderão a essas tarifas com contramedidas.

Até o momento, não há confirmação oficial brasileira sobre a data exata nem sobre os temas que serão tratados na reunião bilateral. A expectativa é que negociem questões comerciais, diplomáticas e eventuais sanções impostas por ambos os lados.

Fotos: Divulgação

Conteúdo Relacionado