Criminosos levaram inversores, cabos e disjuntores; prefeitura afirma que ainda paga o investimento feito em gestão anterior
Por Redação | Porta A Gazeta RM
A usina fotovoltaica da Prefeitura de Areias, no interior de São Paulo, foi alvo de furto na madrugada de quarta-feira (29). Conforme o boletim de ocorrência, o prejuízo é estimado em cerca de R$ 1 milhão.
Segundo o prefeito Rodrigo Ramos (Avante), foram levados quatro inversores, avaliados em cerca de R$ 120 mil cada, além de cabos, fios e disjuntores
“Arrancaram tudo, cortaram os cabos por dentro e por fora. Levaram todos os disjuntores”, afirmou o prefeito em vídeo publicado nas redes sociais.
Furto descoberto por funcionário
A usina de energia solar está localizada às margens de uma rodovia que corta o município. O furto foi percebido na manhã de quarta-feira por um funcionário que chegava para trabalhar e encontrou sinais de arrombamento e danos à estrutura.
O servidor acionou o secretário de Segurança Pública de Areias, que foi até o local e confirmou o furto. A Guarda Civil Municipal (GCM) também foi chamada, e o caso foi registrado na Delegacia da Polícia Civil, que investiga o crime.
Até o momento, ninguém foi preso.
Prefeitura ainda paga investimento
Em pronunciamento nas redes sociais, o prefeito destacou que a prefeitura ainda está pagando pelo investimento na usina, implantada durante a gestão anterior, e que agora terá de lidar também com o custo do prejuízo.
“É uma pena para o nosso município. O secretário de Segurança Pública já está tomando as providências junto à Polícia Civil. Nós assumimos o compromisso de recuperar essa usina e deixá-la 100% funcional novamente para o município de Areias”, afirmou Ramos.
“É um investimento feito na gestão passada. Ainda estamos pagando as prestações, com muita dificuldade, e lamentavelmente aconteceu esse roubo na nossa cidade”, completou.
A prefeitura informou que estuda medidas para reforçar a segurança do local e evitar novos furtos até a conclusão da investigação.


Fotos: Reprodução | PMA




