Por Redação | Portal A Gazeta RM
Na tarde da última quinta-feira (13), por volta das 14h30, um veículo oficial da Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Pinhal, identificado como uma viatura da Guarda Municipal, foi flagrado deixando um andarilho em Pouso Alegre (MG). O episódio ocorreu em frente ao Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), onde o motorista desembarcou um homem de 41 anos, sem bagagem ou documentos pessoais, e deixou o local imediatamente.
De acordo com a Prefeitura de Pouso Alegre, a equipe do Centro Pop realizou o acolhimento inicial do homem, que foi encaminhado ao posto de atendimento da Polícia Militar. No local, foi registrado um Boletim de Ocorrência para formalizar a situação. Em depoimento, o indivíduo relatou que havia sido levado pela viatura da Guarda Municipal de Santo Antônio do Pinhal, com a intenção inicial de ser conduzido até a cidade de Itajubá (MG). No entanto, acabou sendo deixado em Pouso Alegre, na porta do Centro Pop e do CEMAPA. O homem ainda afirmou possuir residência e familiares na cidade de Três Corações (MG).
Desde a ocorrência, a Prefeitura de Pouso Alegre mobilizou equipes da Secretaria Municipal de Políticas Sociais, Superintendência de Defesa Civil e Social, Polícia Militar e do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) para prestar a devida assistência ao homem. Após os procedimentos iniciais, foi ofertada a ele uma passagem para retornar à sua cidade de origem.
A administração municipal também informou que o caso será encaminhado ao Ministério Público para que medidas sejam tomadas a fim de evitar que situações semelhantes voltem a acontecer. Relatos de práticas como essa têm sido recorrentes, reforçando a necessidade de políticas mais rígidas para coibir esse tipo de ação.
As equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) continuam atuando diuturnamente nas ruas da cidade, realizando abordagens humanizadas e encaminhando indivíduos em situação de vulnerabilidade aos serviços disponíveis.
A Prefeitura de Pouso Alegre ressaltou que iniciativas como a implantação de câmeras de monitoramento e a criação da Guarda Municipal são medidas fundamentais para inibir práticas como essa. A administração também reafirmou seu compromisso com a implementação de políticas públicas integradas e responsáveis para atender a população em situação de rua, ao mesmo tempo, em que convida outras cidades a colaborarem com estratégias conjuntas que garantam o respeito aos direitos humanos.

Fotos: Divulgação | PMPA