Destaque PequenoVale do Paraíba

Nova unidade de saúde de Santo Antônio do Pinhal terá capacidade de atendimento de 35% da população

Prédio tem cerca de 175m² de área total e fica na rua Benedito da Costa Manso

A nova UBS (Unidade Básica de Saúde) ESF 1 (Estratégia Saúde da Família) Centro terá capacidade para atender cerca de 35% da população de Santo Antônio do Pinhal-SP. Com serviços clínica médica, enfermagem e odontologia, além de diversos programas de Saúde via SUS (Sistema Único de Saúde), a UBS foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (24) e fica na rua Benedito da Costa Manso.

A UBS leva o nome do “Prefeito José Olegário César e Silva”, que exerceu o cargo por dois mandatos (1977 a 1982; 1993 a 1996), e foi também vice-prefeito de 2001 a 2004.

Na cerimônia de inauguração, o prefeito Anderson Parrão destacou o exemplo e a bondade do ex-prefeito José Olegário, e também os avanços da Saúde nos últimos três anos, como o recebimento de recursos de mais de R$ 1 milhão em emendas estaduais.

“A gente trabalha junto com a comunidade, com os servidores e com a Câmara. Fizemos reformas em várias unidades de saúde e essa UBS nova no Centro vai trazer mais comodidade e conforto para a população e também para os funcionários”, disse o prefeito.

A secretária municipal de Saúde Suzimara Ribeiro disse que a unidade terá capacidade de atendimento de 2.500 pessoas, o que representa cerca de 65% da população pinhalense.

“Aqui na unidade tem todos os serviços básicos de saúde e em um espaço amplo, com acessibilidade e com mais conforto para a população e para a equipe de trabalho.”

Neto do ex-prefeito José Olegário César e Silva, Julio Batista César recebeu uma placa batizando o nome da UBS. Boa parte da família esteve presente no evento e Julio fez questão de lembrar do exemplo que seu avô deixou.

“Vim conhecer melhor meu avô pelas pessoas que falavam dele. A prosperidade não tem a ver com o dinheiro. A prosperidade tem a ver com aquilo que nós fazemos para o nosso próximo. Esse é o legado que meu avô deixou para todos nós”, disse.

ATENDIMENTO – O prédio da UBS nova, de cerca de 175m², foi totalmente reformando pela Secretaria Municipal de Saúde. Recebeu nova mobília e novas instalações de redes de energia e dados, novo piso, portas e luminárias.

O atendimento à população será de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com marcação de consultas, exames e encaminhamentos é realizado por meio dos ACS, que agendam a consulta e depois retornam para informar sobre exames e demais encaminhamentos.

O evento contou ainda com a presença do presidente da Câmara, Adriano dos Santos, da presidente do Comus (Conselho Municipal de Saúde), Marcela Carolina, da Articuladora de Atenção Básica da Regional de Saúde do Estado, Ana Cleide Uchoa, além de vereadores e comunidade.

Fotos: José Carlos Júnior

Por José Carlos Júnior | Ascom PMSAP