LITORAL

Defesa Civil de São Sebastião promove treinamento de Atendimento Inter-Hospitalar para funcionários do Hospital de Clínicas

Crédito: Luciano Vieira | PMSS

Cerca de 20 servidores do Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS) participam, nesta segunda-feira (8) e terça-feira (9) do Curso de Atendimento Inter-Hospitalar (AIH). As aulas são realizadas no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande.

O treinamento é realizado por Victor Hugo Soares da Silva, instrutor voluntário de Busca, Salvamento e Resgate da Defesa Civil de São Sebastião em parceria com Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HCSS.

Segundo ele, o objetivo é gerar uma integração maior entre unidades de pronta resposta e atualizar os profissionais sobre as técnicas adequadas de transporte de pacientes e auxilio aos órgãos de emergência em caso de calamidades públicas.

A enfermeira do hospital, Giovana Cristina dos Santos Dias, destacou a importância de participar do curso. “Está sendo bem interessante porque além do que a gente já conhece, a gente está aprimorando nosso conhecimento, ainda mais agora com a alta temporada de verão. São aprendizados que vamos levar para a vida, ainda mais com as atualizações não só de atendimento a acidentados como remoção de um hospital para outro. A gente consegue dar um suporte mesmo que não tenha ambulância avançada é possível dar esse suporte até o veículo chegar no local”.

O condutor do HCSS, Marcio Paschoal, também destacou a importância do treinamento. “É bom para que possamos estar sempre prontos em uma situação de emergência para poder salvar vidas”.

O coordenador da Defesa Civil de São Sebastião, Wagner Barroso, destacou que esses treinamentos fazem parte das ações do órgão dentro do Plano de Contingência que é a preparação de todas as equipes para que possam atuar em uma situação de anormalidade e de emergência. “Tem de ser feito treinamento e a capacitação dos agentes para que a resposta seja de melhor qualidade em uma situação de emergência”.

Por Mara Cirino | PMSS