LITORAL

Alunos da Apae de Ilhabela participam de sessão especial no Cine Villa Bella & Clube

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Ilhabela, em parceria com a Secretaria de Educação, levou seus alunos e atendidos para uma sessão especial de cinema no Cine Villa Bella & Clube nesta quinta-feira (21). O público assistiu ao filme de animação infantil Moana e ao curta Guaimu, que fala sobre a cultura caiçara e foi produzido e filmado na própria cidade.

Na ação, promovida especialmente para comemorar o Dia Mundial da Síndrome de Down, estavam presentes atendidos de todas as idades, desde os pequenos de estimulação precoce, que ainda estão na fase de hipótese diagnóstica e têm de 2 a 4 anos, até os alunos da escola da associação, que ingressam a partir dos 6 anos, e os integrantes do Centro de Convivência, que partem dos 30 anos.

Para a psicóloga social da Apae, Geovana Wenceslau Pacheco, as ações e visitas externas são fundamentais para as vivências dos atendidos e a construção individual da visão de mundo.

“Todos esses eventos que fazemos ou que participamos são importantes. Só de sair e estar em contato com outras pessoas e outros ambientes já representam uma oportunidade de socialização. Qualquer interação já é um ganho gigante, pois o que nós queremos é que eles ganhem autonomia e possam ocupar cada vez mais lugares na sociedade”, reforçou.

Em continuidade às atividades externas, uma turma de atendidos também participará da oficina de esportes aquáticos promovida pelo festival Aloha Spirit 2024, cuja etapa de Ilhabela ocorre neste sábado (23) e domingo (24).

Sobre a Apae de Ilhabela

A Apae tem como objetivo, promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, buscando assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania, promovendo a prevenção, proteção à situação de vulnerabilidade ou risco pessoal e social da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla atendidas pela instituição, bem como ações direcionadas ao fortalecimento da relação familiar.