Destaque PequenoVale do Paraíba

Areias sedia capacitação sobre inventários florísticos

Curso integra o Plano Diretor para restauração e inclui noções sobre história da botânica, flora e prática na coleta de material

Participantes do curso sobre florística em aula teórica na Casa da Cultura de Areias (Divulgação)

Areias, no Vale Histórico, sediou na última semana de setembro e a primeira semana de outubro,  o curso “Entendendo a Aplicação dos Inventários Florísticos no Melhoramento da Restauração Florestal”, relativo à produção de inventários florísticos para a melhoria de projetos de restauração florestal, com realização do Instituto H&H Fauser (IHHF) e parceria da Conexão Barreiro, Movimento Nascentes do Paraíba, Projeto Práticas Interativas, prefeitura e secretarias de Cultura e de Turismo e Meio Ambiente locais. 

Com a participação de 20 inscritos, entre agentes públicos, técnicos, proprietários de RPPN e produtores rurais, o curso foi realizado em dois módulos, compondo o calendário de oficinas do “Plano Diretor para Restauração Florestal do Vale do Paraíba”, contando com aulas teóricas e atividades práticas numa propriedade rural do município.

“Na prática pudemos visitar um projeto de restauração florestal para colocar em prática a coleta das espécies vegetais e os procedimentos importantes para a realização de um inventário”, disse a engenheira agrícola Oscarina Prado, da equipe do Instituto Fauser.

CONTEÚDO – No 1º módulo, as aulas abordaram a história da Botânica e os naturalistas que retrataram a paisagem brasileira em várias épocas, em pinturas e expedições realizadas pelo país, chegando ao conteúdo específico sobre procedimentos de coleta e diferentes técnicas e metodologias para a realização do inventário florístico.

No 2º módulo foram abordadas as diferentes plataformas para realização de inventários florísticos, formas de processamento dos dados e apresentação dos resultados. No segundo dia o aprendizado foi sobre identificação e estado de conservação de espécies ameaçadas de flora e fauna. “Tudo visando um processo de restauração que incorpore essas espécies para o restabelecimento do ecossistema local”, explica Oscarina.

Na visita à propriedade os participantes puderam se inserir numa bacia hidrográfica, observar o seu relevo e conhecer diferentes técnicas utilizadas para a restauração dos ecossistemas, desde o cercamento da área até o plantio de espécies, priorizando sempre os locais das nascentes. “Eles puderam visitar uma nascente pedagógica e toda a estrutura vegetal que vêm sendo recomposta e com isso complementar os estudos”, explica Oscarina.

APRENDIZADO – Para Walter César Ribeiro e Otávio dos Santos Santiago, funcionários da prefeitura de Santa Isabel, a capacitação trouxe para eles mais mecanismos e ferramentas para serem usadas no cotidiano, de acordo com a estrutura de que dispõem. “Enriqueceu a nossa análise, por exemplo, para procedimentos de licenciamentos”.

Os técnicos Ana Luiza Monteiro Ribeiro dos Santos e Thiago Gomes Tagiba, de Cruzeiro, também o curso como uma boa oportunidade de aprendizado. “Nos trouxe muitas ferramentas e a troca de experiências que vão contribuir muito com nossa pratica, sabendo como ter acesso aos dados e como aplica-los no nosso dia a dia”, afirmam.

Por Instituto H&H Fauser | Assessoria de Imprensa